CERÂMICA NA PAREDE COLOCAÇÃO PASSO A PASSO-DESAFIANDO A GRAVIDADE

Colocar cerâmica em piso tem uma grande vantagem, voçê coloca e ela fica no lugar, mas quando ela tem que ser posta na vertical a coisa já se complica um pouco, mas nada que seja lá um bicho de sete cabeças, Nesta edição,, irei mostrar passo a passo como colocar cerâmica na parede,, obedecendo as regras de nivelamento e medidas e desafiando a cruel lei da gravidade...vamos lá?




A primeira coisa a se fazer é bater o nível nos quatro cantos do cômodo,(clic aqui e veja como bater o nível) você pode bater o nível já da altura da cerâmica que será colocada ou um pouquinho acima , no meu caso eu fiz um pouco acima, procure fazer isso de forma perfeita,pois, uma diferença muito grande pode comprometer todo o serviço. figura 01




figura 01

Feito isso nos quatro cantos, vc agora vai colocar uma peça de cerâmica abaixo da marca do nível, medir a distancia entre o nível e a ponta da peça  e por fim voçê  vai bater um prego e correr uma linha. figura 02,03.

figura 02


figura 03


Agora obedecendo rigorosamente o alinhamento(tendo por guia a linha que foi esticada de fora a fora), vá colando peça por peça, de preferência faça todas as primeira fileiras de cada parede pois elas irão servir de apoio para as outras, o grande segredo é justamente esse: que AS PRIMEIRAS FILEIRAS SIRVAM DE BASE PARA AS OUTRAS, a partir daí voçe ja pode usar aquelas famosas cruzetas ou espaçadores ou algo que tenha a mesma medida para fazer a separação das peças para que  o serviço fique ainda mais perfeito.figura 04.obs: para que as peças fique bem alinhadas ao nivel que estabeleçemos, se preciso calçe por baixo pedacinhos de pedras ou cacos de cerâmicas para que elas não saiam do lugar.

figura 04


Veja um pequeno vídeo das primeiras peças alinhadas:

Quando eu cobrei um nível e alinhamento perfeito foi com o objetivo principal de que houvesse um sincronismo das peças nos quatro cantos, as fileiras de uma parede dando seqüencia às outras.figura 05

figura 05

veja um video mais detalhado:


Estando toda as primeiras fileiras das paredes todas ja fixas, passe a colocar as outras acima delas, não é preciso colocar muita argamassa na parede ou nas peças, muita argamassa faz com que as peças escorreguem com facilidade,desinfileirando-as , a medida que for colocando as peças, vá sempre averiguando se as anteriores não sairam do lugar, use espaçadores entre elas, cacos de ceramicas podem funcionar perfeitamente.obs; deixando um bom espaço entre elas podem ser necessarios para que possa mais na frente corrigir eventuais erros.
Se sua net tem uma velocidade boa, veja este video que postei no youtube na integra:


ESQUEMA PARA TIRAR O NÍVEL NA PAREDE


Para um melhor entendimento e a pedido da amiga Maayra Miranda fiz aqui um esbolço em meu paint para se ter uma visão mais ampla desse esquema. Na explicação acima instrui para que se batesse o nível em um ponto qualquer da parede e depois colocar a cerâmica em pé e medir até a extremidade da peça,porém se você preferir pode também usar a peça como referencia do nível.
No esquema abaixo,o quadrado vermelho simboliza a cerâmica que foi colocada em pé(sem colar) em uma extremidade da parede,com base nesta peça foi marcado um triângulo rosa que simboliza onde o nível foi batido e a linha azul refere-se a linha de pedreiro que foi esticada para ser referencia para as peças que irão ser assentadas 









  1. gravatar

    # by Unknown - 5 de junho de 2015 às 17:16

    Muito Bom, parabéns

  2. gravatar

    # by Unknown - 24 de agosto de 2015 às 06:33

    MUITO BOM, PARABÉNS OBRIGADO MESMO DEUS DE ABENÇOE GRANDEMENTE.

  3. gravatar

    # by Unknown - 24 de agosto de 2015 às 19:34

    Aprendi muito com seus videos to reformando minha casa com sua ajuda confeco no comeco achei q nao daria conta mas com sua ajuda e forca de vontade ta dando certo to econonizando uma grana obrigada abraco!!!vou tentar piso na parede tomara q de certo rsrsrs

  4. gravatar

    # by Unknown - 8 de dezembro de 2015 às 14:11

    Muito bom seus vídeos, muito obrigado.

  5. gravatar

    # by almir - 4 de janeiro de 2016 às 19:44

    Como fazer elas ficarem na parede acima das da janela ?

  6. gravatar

    # by Unknown - 10 de maio de 2016 às 07:29

    Muito bom....eu estava em duvida de como sentar a primeira peça para que as outras sair-sem alinhadas...esses videos tirou toda minha duvida .Muito agradecido..

  7. gravatar

    # by sergio - 27 de junho de 2016 às 13:18

    Muito bom o vídeo.

  8. gravatar

    # by Unknown - 16 de janeiro de 2017 às 16:46

    legal obrigado

  9. gravatar

    # by Célio Santiago - 8 de fevereiro de 2017 às 04:52

    Como é bom encontrar pessoas como você que compartilham conhecimento de uma maneira simples. Isso é bondade! Obrigado pela ajuda.

  10. gravatar

    # by Unknown - 5 de maio de 2019 às 12:08

    Muito bom mesmo obrigado pelas dicas.