SERRA MÁRMORE OU MAKITA COMO USAR PASSO A PASSO



Devido a sua praticidade no corte de cerâmicas , mármores, madeira ,ferro etc,dias atrás adquiri uma serra mármore, alguns chamam de makita, porém makita é uma marca como a bosh, ou vonder,e fiquei surpreso de não encontrar na net nenhum vídeo que me ajudasse no manuseio desta ferramenta,mesmo com o manual em mãos as informações eram insuficientes.hoje com um pouco mais de conhecimento sobre esse equipamento resolvi publicar essa postagem de como utilizar essa ferramenta multiuso.
Aproveitando a oportunidade gostaria que o amigo leitor desse uma olhada no final dessa postagem sobre uma peça que confeccionei usando material super barato e residente, trata se de uma bancada para serra mármore,  uma peça que vai dar uma maior segurança para quem manuseia proporcionando um corte mais preciso.



Antes de começar sugiro que você leia atentamente todas as informações referente a segurança no manuseio de sua serra mármore, feito isso, iremos agora conhecer um pouco sobre a forma como se trabalha com essa ferramenta.

AJUSTES DE CORTE

Sua serra mármore possui dois tipos de ajuste , um é referente ao ângulo e o outro referente a profundidade do corte, quanto ao ângulo o corte parte de 90 graus abaixo,  e a profundidade  pode se chegar a 3,5.cm.

AJUSTE NO ÂNGULO 

Como foi dito anteriormente o ajuste do angulo parte de 90 graus abaixo, sua regulagem é tão simples quanto a regulagem de profundidade basta apenas desapertar o parafuso de ajuste e apertar novamente,esse parafuso se encontra na parte da frente da ferramenta . veja fotos e vídeo abaixo:


ajuste do ângulo do corte é feito com esse parafuso
imagem mais nítida



AJUSTE DE PROFUNDIDADE

Aqui, o ajuste é o mesmo do que foi visto anteriormente, lembre-se sempre que; após o ajuste certifique-se de que o parafuso esteja bem apertado, para que se evite acidentes.a localização deste parafuso é do lado da alça de apoios para a mão veja imagens e vídeo abaixo;






COMO REMOVER O DISCO DE CORTE

Ao adquirir a sua serra mármore, as chaves de remoção do disco ja vem inclusos, são duas uma chave "L" e uma chave de boca 17 se não me engano, a chave "L" normalmente ja vem fixada no corpo da serra mármore, a remoção do disco é simples, basta encaixar as 2 chaves nos parafusos referentes , e girá-las da seguinte forma; a chave "L" no sentido horário e a chave de boca no sentido anti-horário veja vídeo abaixo:





CONEXÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO 

A sua serra mármore vem também com um sistema de refrigeração com água para cortes de peças mais difíceis a fim de evitar superaquecimento do disco sem contar que esse sistema também evita muito poeira ,uma vez que a água inibe e muito a sua expansão,portanto , quando for comprar um novo disco especifique se irá fazer corte a seco ou a molhado,pois ha um disco especifico.Para fazer a conexão desse sistema é bastante simples, veja abaixo imagens e vídeo:  

peça que irriga o disco, repare que tem uma pequena torneira
 e um duto que se conecta a mangueira
Na imagem abaixo, o parafuso que se prende a peça acima ela fica exatamente ao lado do parafuso de regular a profundidade do corte veja:






BOTÃO DE BLOQUEIO

Junto ao gatilho do interruptor ou chave liga desliga, existe um elemento chamado "botão de bloqueio", caso precise fazer com que a serra funcione continuamente, basta  apertar o gatilho e empurrar o botão de bloqueio, feito isto você não precisa mais apertar o gatilho , a serra irá funcionar até o momento em que você apertar o gatilho novamente para interromper o funcionamento.






SERRA MÁRMORE EM OPERAÇÃO

Mais uma vez enfatizo, leia atentamente todo o manual de sua serra mármore antes de utiliza-la principalmente no que diz respeito a medidas de segurança,muito cuidado com os chamado: recuo ou coice que seria um movimento brusco do disco em sua direção por alguns motivos, segure a serra com firmeza ligue a maquina e espere atingir a velocidade total e depois introduza na peça a ser cortada, faça corte sempre em posição horizontal, não force demais o disco na hora do corte, deixe a peça bem apoiada para evitar que ela empene e trave o disco, veja se o local onde você irá fazer o recorte não tem dutos de gás ou canos de água, ou materiais inflamáveis, enfim faça uma leitura minuciosa no manual antes de usar, veja abaixo vídeo com a máquina em operação.





BANCADA PARA SERRA MÁRMORE

Com certeza uma peça que vai ser bastante útil, realizando cortes mais precisos e proporcionando ao profissional maior segurança contra acidentes,veja a baixo o passo a passo da confecção dessa peça:

BANCADA OU SUPORTE PARA SERRA MÁRMORE FAÇA VOCÊ MESMO PASSO A PASSO 




  1. gravatar

    # by Unknown - 3 de agosto de 2015 às 08:05

    Voce faz pra vender?

  2. gravatar

    # by estenio - 13 de setembro de 2015 às 05:05

    Excelente! Parabéns!

  3. gravatar

    # by valdenir (mia) - 2 de fevereiro de 2016 às 08:43

    Eu tenho essa mesma máquina, adqueri e ainda não fiz uso,o que notei é que ela funciona no sentido horário. Pergunto à que entende é isso mesmo?
    Comprei pelo preço não sou do ramo,posso serrar madeira e ferro com essa mesma rotação horário? Sua explicação foi ótima pois o manual não tem a metade do que você disse.

  4. gravatar

    # by valdenir (mia) - 2 de fevereiro de 2016 às 08:44

    Eu tenho essa mesma máquina, adqueri e ainda não fiz uso,o que notei é que ela funciona no sentido horário. Pergunto à que entende é isso mesmo?
    Comprei pelo preço não sou do ramo,posso serrar madeira e ferro com essa mesma rotação horário? Sua explicação foi ótima pois o manual não tem a metade do que você disse.

  5. gravatar

    # by Unknown - 2 de março de 2016 às 20:19

    ALGUEM VENDENDO SOU DA ZONA LESTE DE SP

  6. gravatar

    # by Unknown - 2 de março de 2016 às 20:23

    ALGUEM VENDENDO SOU DA ZONA LESTE DE SP

  7. gravatar

    # by Unknown - 4 de setembro de 2016 às 10:45

    vc não sabe, mas já reformei minha casa vendo seus videos kkkkkkkkkkkk vlws muito!!! grd abrç!!

  8. gravatar

    # by www.guerreira.com.br - 16 de setembro de 2016 às 10:31

    Oi amigo. Gostaria de saber se essa serra mármore quando corta piso faz aquela poeirada igual a Makita? Agradeço desde já sua resposta.

  9. gravatar

    # by Apse - 20 de março de 2019 às 15:28

    Parabéns, muito bom, sucesso, sempre!!!