RADIADOR E ADITIVO-LIMPEZA E TROCA DE ÁGUA

Em postagens anteriores havia mostrado aos leitores como fazer a troca da água, troca do cebolão e teste de rotação da ventoinha do radiador, e nada foi publicado a respeito do aditivo,o motivo é simples, naqueles dias eu não tinha muita informação a respeito desse elemento, alguns falavam mal outros bem, pesquisando mais a fundo a respeito, conclui que realmente o uso do aditivo é super importante no sistema de arrefecimento dos veículos, suas principais funções são:garantir que a água do radiador esteja em condições de resfriar o sistema, pois aumenta o ponto de ebulição, retarda o congelamento da água,tem também a função antioxidante, se você quiser saber mais detalhes dessa matéria clic neste link: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI121336-10142,00.html
Obs: abaixo desta postagem,veja o video mais recente que fiz sobre limpeza de radiador e troca de aditivo, ou se preferir clique aqui e veja video completo no youtube.



JOGANDO O ADITIVO E RODAR UMA SEMANA(opcional)

Muito bem informado das funções do aditivo, vamos ao que interessa,iremos de inicio retirar toda a água do radiador, no meu carro,porém, aconselhado por um mecânico, coloquei um litro de aditivo próprio para limpeza e rodei com o carro por uma semana, para que uma parte da limpeza fosse feita com a rotação do motor ,importante!!! existe o aditivo de limpeza e o aditivo permanente,de forma alguma ande com o seu carro com o aditivo de limpeza,isso iria causar sérios danos ao motor de seu carro.
Você também se quiser ,pode fazer o mesmo procedimento, para adicionar o aditivo no radiador faça o seguinte, desparafuse a mangueira da parte de cima do reservatório coloque um recipiente embaixo dela, remova a tampa do reservatório e vá adicionando apenas um litro de aditivo ,você vai perceber que a medida que você despeja o aditivo, a água vai saindo pelo retorno ,a mangueira que foi desconectada, veja imagens e vídeo abaixo:

01 retire o retorno do reservatório

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03 deixe um recipiente abaixo da mangueira de retorno
04 e jogue o aditivo no reservatório, a medida que o aditivo é jogado ,automaticamente o excesso é expelido pela mangueira de retorno,colocado o aditivo,recoloque a mangueira e tampe o reservatório,

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RETIRANDO A  ÁGUA DO RADIADOR

Depois de colocado o aditivo e rodado uma semana, hoje dei uma volta de uns 4 km com o carro pra dar uma esquentada e facilitar a remoção da sujeira nos dutos, mas tome cuidado , espere o carro dar uma ligeira esfriada antes de fazer o procedimento de troca da água.
Primeiro iremos desconectar a mangueira que fica abaixo do radiador, não esqueça de colocar um balde que caiba mais ou menos uns 5 litros de água, pois com esse balde iremos saber quantos litros pega o seu radiador e qual a proporção de aditivo deverá ser colocado, veja imagens e vídeo abaixo:



06 coloque o balde embaixo da mangueira que iremos retirar,

07 abra a tampa do reservatório devagar.08 desparafuse a mangueira com cuidado.

09 retire a mangueira

veja video:

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LIMPANDO O RESERVATÓRIO

Aproveitando que toda a água foi retirada você ira perceber que no seu reservatório também vai ter uma razoável quantidade de um tipo de lodo amarelada, pra retirar o reservatório é simples. desconecte as duas mangueira que nele são fixadas  e puxe todo ele para cima ,para fazer a limpeza interior use essa técnica, despeje uma quantidade razoável de areia lavada e sacuda até todo o lodo ser retirado , lembre se, na hora de reinstalar  o reservatório remova totalmente as partículas da areia lavada e prenda novamente as mangueiras de maneira que não haja vazamentos,veja imagens vídeo abaixo:


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veja vídeo:

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LIMPANDO OS DUTOS COM ÁGUA CORRENTE

Com certeza após o esgotamento de toda a água do radiador, ainda haverá sujeira acumulada nos dutos, com o motor mais frio iremos prender a mangueira que fica abaixo do radiador e encher novamente todo o sistema, quando ele estiver cheio remova a mangueira novamente, faça isso por umas 2 ou 3 vezes até você perceber que a água está saindo totalmente limpa, veja vídeo abaixo:

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MISTURANDO ADITIVO E ÁGUA

Segundo o manual que vem no rótulo do aditivo,a mistura água e aditivo deve ser de 40% de aditivo e 60% de água,lembre que no inicio da postagem sugeri que os amigos reservasse a água suja que tinha no radiador pra podermos agora fazer essa mistura, no meu carro foi retirado 4L de água se 40% deve ser de aditivo então devo colocar 1,6 litros de aditivo e 2,4 litros de água, pois 40¨% de 4 litros são 1,6 litros. Veja imagens e video abaixo:
16 medido com um litro 4 litros ao todo.


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veja video;


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 DESPEJANDO ADITIVO E ÁGUA NO RADIADOR

Em nossa etapa final, iremos novamente encher o radiador com a mistura  água e aditivo, para isso use um funil ou corte uma garrafa pet que também servirá muito bem como funil, não se esqueça de prender as mangueira a fim de evitar vazamentos, na medida que for colocando a água, vá apertando as mangueira a fim de que as bolhas possam sair ,depois ligue o carro e deixe ligado por alguns minutos com a tampa do reservatório aberto, quando perceber que não está mais havendo baixa de água tampe o reservatório.
Atenção!!!se havia muito tempo que você não usava aditivo,fique em alerta a possíveis vazamentos que possam aparecer,no selo do motor , na bomba de água,ou mangueira, pois o lodo que havia antes poderia estar funcionando como um tipo de vedador, de possíveis  peças já consumidas pela ferrugem, talvez você pense: melhor seria não usar o aditivo, mas na verdade se a coisa continuasse como estava o problema poderia ser pior, veja imagens e videos abaixo:
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 24 dê a partida no carro para remover as bolhas.




VEJA VÍDEO COMPLETO SOBRE TROCA DE ÁGUA E ADITIVO DE RADIADOR











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    # by Unknown - 13 de dezembro de 2015 às 19:59

    colocar aditivo no radiador

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    # by Neno - 5 de março de 2016 às 05:26

    bom dia, hj conheci seu canal e blog, meu conhecimento em carros é muito pouco.. fui verificar o corolla 2009 seg, notei q é todo diferente em relação as mangueiras desse da foto, não consegui identificar qual a q retiro a agua no radiador e destaco q só há uma tapa nesse recipiente com uma mangueira ligada na própria tampa e a continuidade da mangueira é livre sem outra conexão. Atualmente há um liquido rosa abaixo do nível. E agora? e-mail: nenolima@Gmail.com

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    # by Ademilson - 2 de abril de 2016 às 14:50

    Este comentário foi removido pelo autor.
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    # by Ademilson - 2 de abril de 2016 às 14:51

    Só deveria ter usado agua destilada, e não agua de torneira. Pois a água da torneira contem cloro que é uma substancia corrosiva para o sistema de afferecimento do carro.

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    # by Ademilson - 2 de abril de 2016 às 14:54

    Gostei das dicas. Apenas indicaria usar agua destilada no lugar da água de torneira . a agua da torneira contém cloro e outros sais que são prejudiciais ao sistema de arrefecimento dos veículos.

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    # by MARCOS LIMA - 30 de abril de 2016 às 11:28

    Grande Ed... vai tudo bem?? tenho um gol bola 1.o 2p. 97 Mas nao sei a quantidade de aditivo pro meu carro?? nao tem ar-condicionado, sao 6,5 l itros ou 7.3 ?? agradecido. abraço!

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    # by Unknown - 24 de junho de 2016 às 04:56

    olá bom dia muito boa suas dicas, você tem recomendação para os aditivos usados nesse processo?
    algum em específico?
    obrigado

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    # by Unknown - 18 de julho de 2016 às 10:15

    Gostei das dicas, parece ser bem prático. Sempre encontro grade de radiador em https://www.clicpecas.com.br/grade-de-radiador-corsa-hatch-corsa-sedan-2003-2004-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-e-montana.html?___SID=U

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    # by Unknown - 16 de janeiro de 2017 às 09:58

    Água do ar condicionado e ideal pois não possui cloro ou sais minerais e é de graça.

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    # by R - 29 de maio de 2017 às 15:18

    Tenho um gol g3 1.0 8v quantos litros de aditivos devo usar ???

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    # by Unknown - 13 de junho de 2017 às 13:41

    tenho um gol g3 1.0 8v ano 2002 qual aditivo que posso usar

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    # by Unknown - 22 de dezembro de 2017 às 12:20

    Olá eu poderia fazer esse procedimento em um Golf GL 96?
    Obrigada.