RODO RECICLADO COM SOBRAS DE MOLDURA E CANO DE PVC-FAÇA VOCÊ MESMO!!!

Como havia prometido em postagem anterior, estarei mostrando o passo a passo de meu rodo reciclado com sobras de molduras e canos de pvc, desmontável, resistente, durável, com borrachas descartáveis e o que é melhor você poderá contribuir e muito com o meio ambiente, imagine quantas árvores poderão ser preservadas com essa pequena atitude.
Fiz aqui em minha casa um teste de uma semana e posso lhes garantir que ele aguentou bem a pressão, inda mais aqui no DF onde ja começou o período chuvoso e nesses dias o bom e velho rodo entra em ação.
Vamos agora ao passo a passo de nosso rodo.




MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

Tomando por base um rodo comum de 40 cm de largura segue abaixo os materiais a serem utilizados:
-um metro e meio de cano d'água de 3/4ou de 25 (é aquele cano mais grosso)
amplie a imagem 
-um "T" de 3/4
-40 cm de moldura de forro pvc
-01 pedaço de E.V.A com a dimensão de 40x08cm(você pode achar em locais que vendem materiais em couro , plásticos,tapetes,revertimentos emborrachados, o que se vendem nas papelarias são muito finos),como o que mais gasta é o E.V.A, sugiro que compre um pouco a mais pra substituir o velho quando necessário.
-04 parafusos pequenos.




MEDINDO E CORTANDO AS PEÇAS

Tomando por medida um rodo comum de 40 cm, iremos cortar os canos de pvc, lembrando que juntando os canos e o "T", a medida total deverá ser de exatos 40 cm, mas você pode fazer maior ou menor de acordo com a sua necessidade, acompanhe imagens e videos abaixo:
cano de 3/4
rodo comum mede ...
40cm
toda extenção, canos e T devem ter...
40cm
voce deverá cortar os 02 canos com 18 cm
corte os 2 pedaços, faça um corte reto
depois corte o cano ao meio menos no lugar onde se encaixa no "T"
assim e....

assim

acompanhe videos abaixo:

video



MODELO E CORTE DE MOLDURA A SEREM USADAS

Existem 02 modelos de moldura que você irá encontrar nas lojas de ferragens e com dimensões diferentes, a que estarei usando neste rodo será a moldura que tem uma curva para fora, parecida com uma barriga, veja imagens e vídeo abaixo:
o da direita que iremos utilizar
amplie a imagem se necessário 

A moldura será introduzida na rachadura dos canos e cortada o mais rente possível,conforme imagens e vídeo abaixo:
parte detrás
lado
lado
cima
frente
parte detrás

video


RECORTANDO A BORRACHA OU O CHAMADO: E.V.A

Nossa próxima etapa será colocar o EVA,mas antes disso será necessário fazer um recorte na moldura, pois ela tem um excesso que se deixar iria comprometer a eficiência de nosso rodo, você poderá fazer isso com o uso de uma tesoura e canetinha, depois basta cortar a borracha conforme a extensão de nosso rodo ou seja 40 cm, acompanhe imagem e videos abaixo:


videorecortando o excesso da moldura



videorodo ainda sem a borracha
com borracha, veja video abaixo como fazer:

video


CONEXÃO GERAL DAS PEÇAS

Antes de irmos adiante veja passo a passo como ficam as conexões de todas as peças,lembrando que não é necessário o uso de cola ou de arrebite, como havia dito nosso rodo é totalmente desmontável, acompanhe sequencia de imagens abaixo e logo depois um vídeo:
peças soltas
encaixando a moldura na rachadura do cano
depois...
a borracha ou E.V.A
borracha colocada
depois o cabo do rodo
acompanhe video abaixo


video


FIXAÇÃO DA BORRACHA NA MOLDURA

Até aqui você deve ter percebido que a borracha se solta da moldura com facilidade, antes de fazer essa publicação, usei algumas técnicas de fixação, desde cola instantânea, silicone , cola quente e arrebite,porém oque deu excelente resultdo foram pequenos parafuso fixados sem porcas na parte frontal de nosso rodo, caso você tenha alguma sugestão ainda melhor, estarei ansioso por conhecer,não se esqueça;sempre que a borracha de seu rodo estiver gasta simplesmente troque-a,compre o E.V.A sobrando, acompanhe abaixo imagens e vídeo:
mesmo com a mão fixe a ponta do parafuso na moldura
02 parafusos pra cada moldura é o bastante

acompanhe vídeo abaixo

video


AJUSTANDO O ÂNGULO DO RODO

Uma outra vantagem de nosso rodo reciclado, é a de poder ajustar o ângulo de alcance de acordo com a necessidade de cada tarefa, isto pelo fato de não ter nele nenhum tipo de cola, veja vídeo abaixo:

video



TESTE FINAL(A NATUREZA AGRADECE)

Como havia dito, antes de fazer essa publicação já havia usado o rodo a uma semana e não apresentou qualquer defeito, caso os leitores tenham, alguma sugestão para melhorar o nosso rodo, esteja a vontade, será um prazer interagir com os colegas.



video

Obrigado por acompanhar esse humilde blog, deixe abaixo seu comentário e cadastre seu email pra poder receber mais atualizações fiquem com Deus.







  1. gravatar

    # by Bruno Costa - 14 de novembro de 2011 05:40

    cara, vc tem um email de contato?

  2. gravatar

    # by ed. . - 14 de novembro de 2011 07:57

    vou te mandar amigo.

  3. gravatar

    # by Show do Mineirinho - 23 de agosto de 2012 22:09

    parabéns amigo!! eu, aprendi muito com vc, muito obrigado pelos videos postados. valeu mesmo

  4. gravatar

    # by ed. . - 24 de agosto de 2012 10:23

    valeu irmão....sempre as ordens...ótimo final de semana pra vc e sua familia...abraço