DISTRIBUIDOR-TROCA DE TAMPA E ROTOR PASSO A PASSO


Para que a sentelha na ponta da vela de um carro chegue até ela existe um caminho por onde passa uma corrente eletrica, e se há um caminho, é necessário que nesse caminho haja uma manuntenção constante para que essa corrente elétrica flua livremente.
meu cachorro spyck me auxiliando
na troca do distribuidor
Nesta postagem estarei mostrando uma etapa deste caminho chamado: "distribuidor",peça que, ligada a bobina de ignição é responsável pela distribuição de uma corrente que gera a centelha nos terminais da vela para que haja a queima de combustível,e conseqüentemente o movimento do motor.Estarei mostrando como substituir a tampa e o rotor do distribuidor passo a passo, acompanhe imagens e videos abaixo.

LOCALIZANDO O DISTRIBUIDOR

A localização do  distribuidor é simples, bastando acompanhar os cabos de vela,no termina do cabo estará ele conectado veja video e imagens:

tampa com cabos
tampa sem cabos



Localizado o distribuidor, iremos agora remove lo, para isto, basta apenas com o auxilio de uma chave de fenda grande soltar as duas travas , veja imagens e vídeo abaixo:




TROCANDO O ROTOR DO DISTRIBUIDOR

Ao remover a tampa do distribuidor vc irá se deparar com uma peça que parece com a cabeça de um martelo, essa peça é a responsável em fazer o contato elétrico nos terminais dos cabos de vela, ela não é parafusada, ela é simplesmente encaixada, para fazer a substituição puxe ela pra cima e recoloque a peça nova, veja imagens e videos abaixo:
rotor do distribuidor peça a ser removida
peça nova 



TROCANDO A TAMPA DO DISTRIBUIDOR

Ao remover a tampa do distribuidor voçê deverá identificar uma referencia que do fabricante, que se trata de um ponto quadrado em alto relevo que se encontra em apenas um lado da tampa e pelo lado de dentro veja imagens e vídeo:




Este ponto de referencia visto acima, se encaixa perfeitamente neste pequeno corte que se encontra na parte metálica do distribuidor;veja imagens e video abaixo:

amplie a imagen clicando nela


ENCAIXANDO A TAMPA NOVA CORRETAMENTE

Sendo observados os detalhes das referencias da tampa e do distribuidor iremos agora encaixá-los, voçe deverá apenas combinar esses dois pontos, para voce ter certeza de que ela foi encaixada corretamente , tente girar ela no sentido horário ou ante horário, se ela não girar.é porque ela foi encaixada perfeitamente , veja imagens e video abaixo:



Achado o ponto de encaixe da tampa, trave elas novamente.


IDENTIFICANDO A POSIÇÃO DOS CABOS DE VELA NO DISTRIBUIDOR

Tomando por base o gol cl  ano 93 ,iremos identificar a posição dos cabos de vela no motor em relação as entradas para o distribuidor,pegando o carro de frente, a contagem será em ordem crescente.veja imegens e video:

Já na tampa do distribuidor a sequencia ficaria desta maneira:
perceba que o cabo de vela 01 se encontra no lado oposto do ponto de referencia  da tampa e do distribuidor

ENCAIXANDO OS CABOS DE VELA NO DISTRIBUIDOR

Caso você tenha dificuldade em interligar os cabos de vela ao distribuidor, faça o seguinte: ao destravar a tampa antiga, coloque a nova no distribuidor,e vá removendo os cabos da tampa velha e colocando na nova cabo por cabo, para isso a tampa velha deve estar na mesma posição de quando ela estava encaixada no distribuidor,para um melhor entendimento veja imagens e videos abaixo:

tampa velha e tampa nova no mesmo alinhamento obedecendo as marcas de referencia.









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    # by Andrews - 29 de junho de 2016 às 10:13

    trocando o rotor tem que trocar a tampa

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    # by Unknown - 21 de maio de 2017 às 15:31

    Este comentário foi removido pelo autor.
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    # by Unknown - 21 de maio de 2017 às 15:32

    Gostaria de saber se esses procedimentos feitos no rotor tira o carro fora do ponto.

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    # by Unknown - 4 de janeiro de 2018 às 02:22

    Não necessariamente

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    # by Unknown - 4 de janeiro de 2018 às 02:23

    Não ele não enche no ponto do carro

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    # by Unknown - 12 de março de 2018 às 17:11

    Eu tenho um umo 91 nacional 1.5s
    vc poderia postar uma foto ou explicar qual a ordem das mangueiras de vela desde ja agradeço

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    # by Unknown - 19 de agosto de 2018 às 06:30

    muito bom beleza otima explicaçao so que eu me expressei errado e o distribuidor do corsa ecco 07 oito valvulas 4 cabos oito cilintrosmesmo assim obrigado

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    # by Unknown - 29 de agosto de 2018 às 09:30

    Qual a sequência dos cabos de vela do corsa monoponto na tampa do distribuidor

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    # by Unknown - 21 de setembro de 2018 às 17:30

    Tenho um uno 90 queria sabe a ordem dos cabos de vela ele é com bobina

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    # by Unknown - 19 de novembro de 2019 às 16:50

    Meu carro sentelha e não pega será que é ponto ?

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    # by Unknown - 13 de janeiro de 2020 às 15:18

    Boa noite,como trocar rotor do omega 2.0

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    # by Unknown - 17 de janeiro de 2020 às 04:16

    Bom dia tenho um santana 2.0 ano 99
    Meu rotor n saí, ele tá travado , posso quebrar ele é colocar outro novo???

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    # by Unknown - 4 de abril de 2021 às 18:40

    Uma das travas da tampa do distribuidor do meu lada esta dificil de fechar, qual o melhor jeito de puxar a trava, uso qual
    ferramenta?