MEDIDAS PARA REBOCO,PISO E ASSENTAMENTO DE TIJOLOS E USO DE ADITIVOS

Então, o pessoal sempre tem me perguntado qual a medida dos traços que eu tenho usado para reboco, assentamento de tijolos e para fazer piso e contra piso.
Medida de traço de massa é um tema quase que não visto aqui na net e menos ainda em videos do youtube, por esse motivo, resolvi escrever essa postagem e colocar um vídeo no youtube pra poder mostrar ao pessoal as medidas que tenho usado nos traços e que tem dado certo.

LATAS OU CARRINHO DE MÃO?..EIS  A QUESTÃO!!!

o padrão que eu tenho usado aqui para meus traços é o carrinho de mão,mas qual o limite usado no carrinho de mão?até a metade?, até as abas? um pouco a mais?,e os carrinhos de mão, todos eles tem as mesmas dimensões? 
Nesse esquema meio que desmedido, pode ocorrer o seguinte: ou a massa ficar forte demais ou fraca demais,muito forte significa desperdício de material e fraca demais pode comprometer uma obra e o prejuízo ser maior ainda,então é dai que a gente sente a necessidade de uma medição mais precisa.
Então isso me levou a fazer algumas pesquisas na net e também com alguns colegas sobre: como obter uma medida padrão para traços de massa? e a maioria optaram pela utilização de latas de 18 litros.
Mas qual a quantidade de latas que se usa pra fazer traços?,houve consenso no seguinte,que um  carrinho de mão pega 3 latas de 18 litros, então fiz aqui em casa o tira teima e realmente a medida de 3 latas de 18 litros dá um carrinho de mão, em uma quantidade que não fica cheio demais e nem pouco demais,na verdade é exatamente a medida que tenho feito as minhas massas,veja:

  03 BALDES DE AREIA EQUIVALE A...

.....01 CARRINHO DE MÃO.


MEDIDAS PARA TRAÇO DE REBOCO E ASSENTAMENTO DE TIJOLOS

A medida que eu tenho usado tanto para fazer reboco como para assentamento de tijolos é a medida de 4 x 1 ou seja 4 carrinhos de mão de areia peneirada, para um saco de cimento, convertendo isso em latas seria o seguinte: como um carrinho pega 3 latas de areia,então,seriam 12 latas de areia  para um saco de cimento.
Agora deixa eu falar um pouco sobre essa areia que eu uso em especial,essa areia  é chamada por aqui no DF como ''areia mista'', que seria uma areia já misturada com uma proporção de areia saibrosa para dar liga e a areia de reboco, uma  areia sem liga semelhante a areia lavada ,mas que juntas não é preciso colocar nenhum aditivo, essa areia eu tenho usado e tenho tido ótimo resultado. veja vídeo abaixo:






 MEDIDAS PARA MASSA DE REBOCO E ASSENTAMENTO USANDO ADITIVOS

Agora o que ocorre, em algumas regiões o pessoal não tem essa areia mista 
e sim uma areia sem liga alguma, o que seria impossível chapar uma massa
na parede sem que ela caísse por completo, e é ai que entra esses aditivos,produtos que se encarregam de dar liga na massa para se obter melhor desempenho evitando rachaduras ,trincas ou que se desprendam da parede.
Vou a partir daqui, citar alguns aditivos que consegui informações tanto na net como com alguns colegas e as medidas para os traços de massa,estarei falando sobre um aditivo em pó a base de filito e um outro liquido a base de resinado de sódio,mostrarei também o rendimento do reboco com uma lata de 18 litros de massa pronta em m².
Outro ponto que deixa muito a desejar com relação aos aditivos, são os sistemas de medidas adotadas, se em lata ou em quilos,principalmente quando se referem ao cimento, tentei seguir a receita da mistura de massa  para reboco interno na embalagem do aditivo filito e o resultado foi insatisfatório ,a massa ficou extremamente fraca e quase que sem liga,fiz depois alteração tanto no filito quanto no cimento,dobrando a proporção e o resultado foi excelente.



Já no aditivo liquido, a recomendação é 100 ml para 50 kg de cimento,na embalagem vem impressa a medida relação cimento/areia de 1:8  que seria um saco de cimento para 8 latas de areia, resumindo,é preciso ficar atento quanto a unidade de medida, para evitar um serviço de má qualidade comprometendo a estrutura de uma obra por conta de uma má interpretação.

Fiz um video bem completo sobre o uso desses dois aditivos, particularmente, achei o aditivo liquido vedalit bastante eficiente,deu ótima liga,uma consistência excelente,quase que sem perda de material,depois de seco não apresentou nehuma trinca e bastante sólida,e o que é melhor o custo benefício,com um frasco de 1 litro é possível,mexer 10 traços de massa com sacos de 50 kg de cimento.
Então assistam o video e confira!!!




Quanto ao cal, não fiz um teste especifico,alguns colegas me falaram sobre seu preparo,onde teria que ficar misturado junto com a areia peneirada de um dia para o outro submerso em água,para depois fazer a mistura com cimento,achei meio trabalhoso.
Porém o amigo Fernandes Assunção,me disse que ja existe a cal hidratada que pode ser misturada na hora, a medida seria a seguinte :
08 latas de areia
02 latas de cal hidratada
01 lata de cimento
Espero brevemente fazer um video usando esse produto,mostrar seu desempenho e rendimento em m².

  1. gravatar

    # by Lumumba Souza Dantas - 7 de maio de 2015 às 15:46

    achei muito interessante ,bom demais

  2. gravatar

    # by Unknown - 19 de junho de 2015 às 12:18

    ola boa tarde. como locar o motor AP 1.8 gasolina no ponto, passo a passo.
    se o amigo poder me ajudar eu agradeço. fique com deus....

  3. gravatar

    # by Unknown - 19 de junho de 2015 às 12:27

    ola boa tarde. como locar o motor AP 1.8 gasolina no ponto, passo a passo.
    se o amigo poder me ajudar eu agradeço. fique com deus....

  4. gravatar

    # by Buka - 16 de agosto de 2015 às 09:31

    Olá boa tarde, Em relação ao reboco, quantos metros de parede eu poderia rebocar com as medidas de areia e aditivo correspondente a um saco de cimento tendo como 2,5 de espessura de reboco?

  5. gravatar

    # by Unknown - 16 de agosto de 2015 às 14:36

    Quero saber como fazer reboco em cômodos que tem caixas de portas?

  6. gravatar

    # by Unknown - 16 de agosto de 2015 às 14:36

    Quero saber como fazer reboco em cômodos que tem caixas de portas?

  7. gravatar

    # by Unknown - 25 de agosto de 2015 às 11:37

    Este comentário foi removido pelo autor.
  8. gravatar

    # by Unknown - 25 de agosto de 2015 às 11:41

    Boa tarde!
    Preciso fazer alguns "remendos". Pequenas areas danificadas. Acredito que será muito as medidas apresentadas e não cheguei a uma conclusão de proporção. Poderia me ajudar? Um saco de cimento.....quantos quilos?

  9. gravatar

    # by Unknown - 25 de agosto de 2015 às 12:22

    Nos 5 kg de cimento e 10ml do fixador, quanto de areia?

  10. gravatar

    # by Unknown - 25 de agosto de 2015 às 12:23

    Nos 5 kg de cimento e 10ml do fixador, quanto de areia?

  11. gravatar

    # by Unknown - 25 de agosto de 2015 às 12:23

    Boa tarde!
    Preciso fazer alguns "remendos". Pequenas areas danificadas. Acredito que será muito as medidas apresentadas e não cheguei a uma conclusão de proporção. Poderia me ajudar? Um saco de cimento.....quantos quilos?

  12. gravatar

    # by Unknown - 29 de setembro de 2015 às 11:23

    comecei a acompanhar seu blog achei muito lega parabéns estou aprendendo muito abraços...

  13. gravatar

    # by marcio - 1 de outubro de 2015 às 09:51

    boa tarde gostaria de saber o preparo de massa para reboco em teto? desde já obrigado

  14. gravatar

    # by Carlos - 3 de novembro de 2015 às 13:59

    Ed. Tenho assistido muito seus videos, com isso aprendido muito também, já realizei algumas tarefas, e tive sucesso com os resultados, mesmo sem ter feito antes, obrigado pelas dicas e pelas sulas.
    Estou precisando instalar um interfone em minha residência e preciso saber como faço passo a passo, desde já agradeço.

  15. gravatar

    # by Marco Aurélio - 15 de novembro de 2015 às 14:10

    SEMPRE APRENDO COM O AMIGO ED CALDEIRA. ELE E SIMPLESMENTE ESPETACULAR!SE FOSSE PRESIDENTE DO BRASIL SERIAMOS A PRIMEIRA NAÇÃO DO MUNDO SEM DÚVIDAS!!

  16. gravatar

    # by Tamires Fontes - 15 de novembro de 2015 às 17:15

    Conheci teu blog hoje é estou aprendendo muito!
    em dezembro pretendo colocar piso e pastilhas no banheiro da minha mãe. Ganhamos o material, mas não temos dinheiro para pagar alguem, então eu mesma farei a reforma. Gostaria de saber se Vc tem algum conselho para aplicar pastila de vidro.
    Muito obrigada!

  17. gravatar

    # by Unknown - 27 de novembro de 2015 às 16:54

    Muy bueno edd muchísimas gracias muy interesante saldos desde asunción Paraguay

  18. gravatar

    # by Unknown - 16 de dezembro de 2015 às 00:45

    Muito bom os seus esclarecimentos!! Parabéns...

  19. gravatar

    # by Unknown - 28 de dezembro de 2015 às 06:41

    vou começa a construí mia casa vou usa estes metedos eu mesmo vou faze uma boa parte. gostei que Deus possa abençoa o lide do blog

  20. gravatar

    # by Unknown - 28 de dezembro de 2015 às 06:43

    vou começa a construí mia casa vou usa estes metedos eu mesmo vou faze uma boa parte. gostei que Deus possa abençoa o lide do blog

  21. gravatar

    # by Unknown - 30 de janeiro de 2016 às 19:58

    amigo vc reside em qual estado? queria mandar amostra de um produto para vc testar

  22. gravatar

    # by Unknown - 7 de fevereiro de 2016 às 10:38

    é isso aí colega muito talentosos..
    sucesso..

  23. gravatar

    # by Unknown - 15 de fevereiro de 2016 às 18:31

    no traço com cal ao inves de vc usar somente uma lata de cimento, é nesessario um saco de cimento ficaria um pouco mais de 3:1
    8 de areia 2 de cal pra massa e 1 saco de cimento ou 3 latas

  24. gravatar

    # by Unknown - 28 de fevereiro de 2016 às 11:20

    qual o rendimento para cada traço de massa para reboco?

  25. gravatar

    # by Unknown - 2 de março de 2016 às 09:36

    Boa tarde, ed.Conheci o seu blog,estou aprendendo muito,pois minha casa está precisando embolsar,só que a parede da cozinha uma parte dela não está nivelada,e a da sala também, gostaria que vc me ajudasse,pois alguns pedreiros gostam de fazer a gente gastar mais do que se deve comparar, posso mandar para vc a medida ou um vídeo das paredes desses dois cômodos, para que vc me ajude com o que comprar,e as medidas certas do material. Ficarei muito grata

  26. gravatar

    # by Unknown - 2 de março de 2016 às 09:37

    Boa tarde, ed.Conheci o seu blog,estou aprendendo muito,pois minha casa está precisando embolsar,só que a parede da cozinha uma parte dela não está nivelada,e a da sala também, gostaria que vc me ajudasse,pois alguns pedreiros gostam de fazer a gente gastar mais do que se deve comparar, posso mandar para vc a medida ou um vídeo das paredes desses dois cômodos, para que vc me ajude com o que comprar,e as medidas certas do material. Ficarei muito grata

  27. gravatar

    # by Unknown - 14 de março de 2016 às 05:08

    O importante será o recipiente para sua medida,copo,balde,colhrer, carrinho de mão ou pá.

  28. gravatar

    # by Unknown - 14 de março de 2016 às 05:15

    O importante será o recipiente para sua medida,copo,balde,colhrer, carrinho de mão ou pá.

  29. gravatar

    # by Unknown - 30 de março de 2016 às 20:27

    Parabéns Ed demais seu blog , e o jeito q vc ensina é muito fácil grande abraço meu amigo

  30. gravatar

    # by Unknown - 5 de maio de 2016 às 12:26

    Obrigado pelas dicas de eletricidade
    Esantos50@hotmail.com

  31. gravatar

    # by Unknown - 5 de maio de 2016 às 12:27

    Obrigado pelas dicas de eletricidade
    Esantos50@hotmail.com

  32. gravatar

    # by Unknown - 5 de maio de 2016 às 12:27

    Obrigado pelas dicas de eletricidade

  33. gravatar

    # by Vinicius Ferreira - 5 de maio de 2016 às 18:22

    Sempre muito didático. Mas preciso de uma ajuda. Estou com problema relatado no vídeo. Vc poderia me dar uma luz? http://youtu.be/N82Rkbl2dAs

  34. gravatar

    # by Unknown - 16 de maio de 2016 às 07:23

    Ed caldeira bom dia estou muito feliz em assistir os seus videos muito produtivo.
    A um mês eu fiz rufo,pingadeira p/ muro c/ PVC e ficou muito bom .

  35. gravatar

    # by Unknown - 22 de maio de 2016 às 02:47

    Não recomendo o uso do cal (hidratado ou não) porque além de danificar a saúde ele "apodrece" mais rápido principalmente nas partes externas porque o cal e CaCO3 é a água com o leva restando somente areia (reboco envelhecido e danificado).

  36. gravatar

    # by Unknown - 22 de maio de 2016 às 03:03

    Não recomendo o uso do cal (hidratado ou não) porque além de danificar a saúde ele "apodrece" mais rápido principalmente nas partes externas porque o cal e CaCO3 é a água com o leva restando somente areia (reboco envelhecido e danificado).

  37. gravatar

    # by Unknown - 19 de junho de 2016 às 17:10

    Este comentário foi removido pelo autor.
  38. gravatar

    # by Unknown - 19 de junho de 2016 às 17:16

    Parabéns pela clareza nas explicações e pelos vídeos.

  39. gravatar

    # by Unknown - 3 de setembro de 2016 às 13:38

    Ed eu quero agradecer a sua paciencia e atencao com OS que querem aprender e Fazer.Voce nunca perde tempo quando edita um video ou um post.Voce ajuda milhares de pessoas .
    Muito obrigado.

  40. gravatar

    # by Unknown - 3 de setembro de 2016 às 13:40

    Ed eu quero agradecer a sua paciencia e atencao com OS que querem aprender e Fazer.Voce nunca perde tempo quando edita um video ou um post.Voce ajuda milhares de pessoas .
    Muito obrigado.

  41. gravatar

    # by Unknown - 22 de outubro de 2016 às 06:17

    Essa 8lata De areia E Dois Carrim De Mão E meio

  42. gravatar

    # by Unknown - 22 de outubro de 2016 às 06:19

    Essa 8lata De areia E Dois Carrim De Mão E meio

  43. gravatar

    # by Unknown - 24 de outubro de 2016 às 13:50

    Amigo traço de reboco na betoneira de 150L

  44. gravatar

    # by Unknown - 6 de novembro de 2016 às 07:34

    Achei maravilhoso, quero fazer uso desse aditivo qdo eu for fazer a mureta para minha pia. Única dúvida é a quantidade de água a ser colocada pois tenho medo de errar o ponto da massa.

  45. gravatar

    # by Unknown - 19 de janeiro de 2017 às 05:17

    qual a metragem em metros quadrados de reboco que alcança na parede interna,com espessura de 1.5 (um centimetro e meio) de reboco, com masseira de 12 latas areia, 01sc cimento,01 filito ???, obrigado.

  46. gravatar

    # by Unknown - 14 de fevereiro de 2017 às 11:40

    Ed, Boa Tarde, já procurei por todos os sites e não encontrei como desmontar e montar o bendito painel do passat antigo, eu quero trocar aquelas placas onde tem a velocidade e os outros mais não sei como abrir, não sei se é de parafuso se é de encaixe, enfim, me ajude ai, ferreirambj@gmail.com

  47. gravatar

    # by Unknown - 12 de janeiro de 2018 às 07:49

    Não quero nem pensar quantas caixa de areia vão numa obra tão grande!

  48. gravatar

    # by Nando - 20 de maio de 2018 às 04:04

    Em três carrinho de mão quanto de cimento e utilizado de pra assentamento de tijolos

  49. gravatar

    # by Unknown - 30 de junho de 2018 às 08:20



    شركة تنظيف واجهات بالرياض-شركة تنظيف فلل بالرياض-شركة تنظيف موكيت بالرياض- شركة مكافحة النمل الابيض بالرياض-شركة مكافحة الفئران بالرياض-شركة مكافحة الصراصير بالرياض.

    عندما تستعين بشركة متخصصة في عمل التنظيف الخاصة عندما تكون الشركة لها سمعة طيبة في مجال التنظيف ستحصل على منزل براق وأرضيات و حوائط نظيفة تماما مع الحفاظ على ألوانها من مواد التنظيف لنظافة شيئا ضروريا وخاصة عند تواجد اطفال صغار يخشي عليهم من الاتربة
    شركة تنظيف واجهات بالرياض
    شركة تنظيف فلل بالرياض
    شركة تنظيف موكيت بالرياض
    شركة مكافحة النمل الابيض بالرياض
    شركة مكافحة الفئران بالرياض
    شركة مكافحة الصراصير بالرياض

  50. gravatar

    # by Johnny ribeiro - 20 de julho de 2018 às 12:38

    Ed. seus videos tutoriais são ótimos os melhores da internet continue assim.

  51. gravatar

    # by reda gamal 01220689236 - 14 de agosto de 2018 às 02:26

    Taslik Mjari Company in Riyadh Zohour Group Company is the best Sewer cleaning equipment and the complete disposal of all obstruction and drainage pipes in Riyadh. The company also provides sewer suction and maintenance services for sewage pipes and installation of sewerage network.شركة تسليك مجاري بالرياض
    شركة تنظيف بيارات بالرياض
    شركة تسليك مجاري بالقطيف
    شركة تسليك مجاري بالدمام
    شركة تنظيف بيارات بالخرج

  52. gravatar

    # by Unknown - 6 de novembro de 2018 às 06:15

    Gostei, obrigado me ajudou bastante

  53. gravatar

    # by Unknown - 19 de março de 2019 às 10:27

    Oque tem a ver seu carro com motor 1.8 com traços de massa? O assunto é sobre construção e não mecânica amigo acho melhor vc perguntar no lugar certo pra isso.

  54. gravatar

    # by Danilo pet - 27 de março de 2019 às 16:04

    Kkkkkk tá de sacanagem né seu caga sangue kkkk
    Aki e assunto sobre cimebto

  55. gravatar

    # by Alex rocha - 9 de abril de 2019 às 08:12

    Ótima avaliação e dicas obrigado.

  56. gravatar

    # by Unknown - 28 de abril de 2019 às 08:17

    Visualizei gostei ,e a minha dúvida era sobre as medidas graças a Deus .aqui vai meus parabéns vc tem as respostas e vídeos muito bom mesmo ☺🙋

  57. gravatar

    # by Unknown - 6 de agosto de 2019 às 22:11

    Olá aqui eu uso na maioria das vezes 4 baldes e meio de areia mista que seria areia média misturada com po de pedra 1 balde de cal hidratado e 1 de cimento da uma boa liga e fica um ótimo reboco que até prego fica ruim de colocar na parede kkkkk

  58. gravatar

    # by Unknown - 30 de abril de 2020 às 14:01

    Tá de brincadeira
    Motor de carro
    Nada haver com construção
    Procura site de mecânica

  59. gravatar

    # by Danny - 3 de julho de 2020 às 18:30

    Get your latest jobs update via Recruitment Portal and you can also apply for FRSC Recruitment and also submit your credentials on DSS Recruitment You can as well visit the NAFDAC Recruitment form

  60. gravatar

    # by Unknown - 23 de setembro de 2021 às 03:46

    Coloque no fogo e aguarde até que fique no ponto que vc deseja

  61. gravatar

    # by kevin - 18 de março de 2022 às 21:10

    Amazing. What an amazing website .What American citizen need visa for Turkey , Yes. The previous report says that the United States is one of the top countries in the world for those who visit Turkey more. To attract more US citizens the government of Turkey introduced the US citizens to Turkey visa system which is especially for helping US citizens.


  62. gravatar

    # by AlexGSalv - 13 de abril de 2022 às 17:29

    Hi!!

    Amazing post and blog, I found it very informative and useful, hope to read more nice articles like this one around here,
    Keep sharing the best content,

    Regards

    Your follower,

    Salvatore from Cataratas Ingressos.....