COMO INSTALAR SENSOR E MARCADOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA OU ÓLEO PASSO A PASSO water temperature marker

Hoje estarei mostrando um passo a passo de como instalar um marcador de temperatura de água, acredito que o processo seja o mesmo para marcador de temperatura do óleo, o que vai ser mudado é a localização do sensor de temperatura.
Por não vir com um marcador de fabrica, carro que vai ser feita a instalação será em um Ford ka ano 2012/13,mas independente, o esquema é o mesmo para outros veículos.
Geralmente para se fizer essa adaptação, é necessário fazer um corte na mangueira de água, e adaptar um ''T'' metálico com entrada para o sensor de temperatura, fazendo conexão pelo lado interno da mangueira.

Contrariando a regra, estarei fazendo essa adaptação pelo lado externo da mangueira utilizando um ''T''de material pvc de ¾ ( PVC é a sigla inglesa de “Polyvinyl chloride”)  normalmente utilizado em tubulação de água ,juntamente com um tampão, evitando assim o corte na mangueira.
Pelo fato do sensor ficar apoiado sobre a mangueira, a leitura enviada para o marcador vai ter variação para menos em ralação ao sensor que está em contato direto com a água, mas mesmo com essa variação para menos, o proprietário do veiculo vai ficar atento a qualquer aumento excessivo de temperatura tomando as medidas necessárias.
Por exemplo, digamos que nosso marcador apoiado ''sob''a mangueira, registre temperatura normal entre 60ºC e 70ºC graus e de repente o motorista perceba que está chegando a 80ºC ele já estará ciente de que tem algo anormal e já é motivo de alerta.
Mas caso os amigos não tenham interesse de fazer esse tipo de adaptação usando o ''T'' de pvc,existe no mercado um adaptador próprio para esse esquema,no caso, este adaptador deverá ser instalado na mangueira superior próximo a válvula termostática,fazendo um corte na mangueira,veja imagem do adaptador :

Então seja por necessidade como é meu caso ou por estética para quem deseja da um Up no visual de seu carro os dois videos mostrados abaixo  pode ser bem esclarecedor,acompanhe.




  1. gravatar

    # by Natan Leite - 11 de agosto de 2015 às 09:34

    Qual é a loja que você comprou o marcador?

  2. gravatar

    # by Magaiver MM - 11 de setembro de 2015 às 17:11

    Caríssimo Ed, Gostaria de saber como vc adquiriu o termômetro e quanto foi (jairlucindo@hotmail.com). Quanto a sua instalação eu gostei muito e me foi de muita valia, agora tenho uma sugestão: o fio preto da iluminação pode ser ligado direto no aterramento e o vermelho na iluminação do painel, assim quando vc ligar a lanterna o medidor acenderá junto com o painel. Forte abraço.

  3. gravatar

    # by ed. . - 12 de setembro de 2015 às 06:10

    oi Jair tudo na paz meu irmão?olha eu comprei esse marcador no Aliexpress, um site internacional,,o valor la é 10 vezes mais barato do que o comprado aqui ,,só demora um pouco pra chegar,,mas chega rsrs,,mas sua ideia procede sim,e fica até mais pratico,grande abraço,,fiquem com Deus todos ai

  4. gravatar

    # by Unknown - 16 de janeiro de 2016 às 12:43

    Amigão parabens fiquei muito impressionado com os seus videos!! Show de bola!! Ótimo tutorial!! Estou pensando em fazer isso no meu ônix!! O que VC me diz? Um abraço att hamilton chaves d.Caxias rj

  5. gravatar

    # by Unknown - 24 de janeiro de 2016 às 02:01

    meu patrao comprei um dar marc willtec e fiz esse procedimento mais nao deu certo. minha pergunta com essa marca ai é garantido mesmo?

  6. gravatar

    # by Unknown - 7 de outubro de 2016 às 09:25

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO O ESSE KIT AI COM O RELOGIO MARCADOR DE TEMPERATURA

  7. gravatar

    # by Unknown - 6 de setembro de 2017 às 11:06

    Olá amigo boa tarde este.prosedimento.pode ser feito em qualquer.veiculo mais antigo claro ou importado isaiasfatimo@hotmail.com

  8. gravatar

    # by Unknown - 3 de novembro de 2019 às 05:49

    Olá meu amigo bom dia, acabei de comprar um manometro de temperatura da marca wiltec para minha kombi flex pois a mesma não vem equipada com o item apenas uma luz que quando ascende ja não se tem muito o que fazer,mas agora o que eu gostaria de saber é se tem como eu usar o sensor original do carro pra não precisar instalar um outro que acompanha o manometro desde já agradeço a atenção. Abraços.

  9. gravatar

    # by Unknown - 30 de dezembro de 2019 às 13:45

    Preciso saber como estalar num trator agricola