BÓIA E SENSOR DO MARCADOR DE COMBUSTÍVEL TROCA PASSO A PASSO

A pedido de alguns colegas do blog em especial a Denoni lopes, Mayra e Márlon que tem enfrentado alguns problemas com marcador de combustível,nesta postagem estarei mostrando como fazer um teste de fiação e também a substituição da boia e do sensor, lembrando que em uma postagem anterior foi mostrado um possível problema que poderia estar ocorrendo na extensão da fiação(clic aqui e veja a postagem completa),então, certo de que a fiação está normal o problema poderá ser na bóia e no sensor,então, veja o passo a passo desse procedimento de remoção:


LOCALIZANDO A POSIÇÃO DA BOIA 


A boia no geral, se encontra no porta malas do carro, pra isso será necessário remover os auto falantes e levantar o banco detrás pra se ter um acesso mais livre sobre a peça,veja imagens e vídeo abaixo:







TESTE DE FIAÇÃO DA BOIA PARA O PAINEL

Antes de remover a boia, acompanhe video de como é feito teste pra saber se a fiação está tudo ok:




REMOVENDO FIOS E MANGUEIRAS


Retirada a tampa preta, o próximo passo será remover os fios que manda o comando pro painel e as mangueiras, do suspiro ,retorno e o que envia para o carburador, o interessante é que você possa memorizar a posição de cada um dos fios e mangueiras pra lhe evitar problemas mais tarde, se preciso ,tire fotos ou filme com o seu celular mesmo, veja imagens e vídeo abaixo:







veja video abaixo:




REMOVENDO A BOIA E O SENSOR

Nesta etapa iremos fazer a remoção de nossa boia e sensor tome muito cuidado pra não danificar a peça, pois pode ser que o problema em seu marcador seja uma simples procedimento de manutenção ou quem sabe a boia esteja simplesmente travada,veja imagens e video abaixo:

caso a peça esteja muito ruim para soltar, sugiro que vc aplique alguns jatos de um ant oxidante, no meu vaso eu estou usando um chamado Car80, o mesmo que eu uso pra fazer a limpeza de meu carburador.


aplique o produto e deixe agir por uns 5 segundos.

Para remover a boia é preciso que gire a peça no sentido anti-horário,lembrando que a peça não é parafusada, ela é apenas de encaixe rosqueável , assista vídeo abaixo;



VISÃO DETALHADA DA BOIA E SENSOR

Retirada a nosso boia e sensor, faça a devida manutenção, ou substituição, lembando que o modelo abaixo é para o gol quadrado ano 93,há uma variação de modelo de carro pra carro, porem, o sistema de remoção e o mecanismo é essencialmente o mesmo, veja abaixo imagens e video da boia mais detalhadamente:






assista video e veja imagens mais detalhadas:


RECOLOCANDO BOIA MANGUEIRAS E FIOS 

Finalizando essa etapa,o que deve ser feito é simplesmente o inverso ,sempre tomando cuidado na exata conexão de fios e mangueiras.













SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE NA ÍNTEGRA VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE





  1. gravatar

    # by Unknown - 6 de novembro de 2016 às 08:51

    costaria saber trocar bomba de conbustivel do tanque de gasolina do fiat premio 92

  2. gravatar

    # by Unknown - 3 de outubro de 2017 às 14:40

    Se acaso tiver tudo certo na boia onde posso encontrar o poblema pois verifiquei os fios a boia mesmo assim não marca o combustível pode me ajudar meu carro gol ap 1.8 GL

  3. gravatar

    # by Unknown - 18 de janeiro de 2020 às 10:46

    Queria saber se depois da boia trocada do fiat premio 93 se tenho que memorisar o ponteiro no painel e como fazer isso

  4. gravatar

    # by Unknown - 8 de dezembro de 2021 às 15:15

    As ligasoes dos fios da boia do cumbustivelvao fios positivo y negativo direto na boiay no marcador do painel como vau os fios