SOLDA ELÉTRICA, COMO SOLDAR-INICIALIZAÇÃO- MIG E ELETRODO REVESTIDO

Para você que está  querendo iniciar no ramo de soldagem elétrica e ficou frustrado por não encontrar na net,muitas informações, eis aqui nesta postagem uma pequena contribuição de uma pessoa que não sabe muito, mas que tem o enorme prazer em dividir esse pouco  que sabe, e sempre incentivando você a pesquisar ainda mais sobre o assunto.E aproveitando a ocasião ja vou deixando um link de um curso de soldador que eu me foi enviado pelo amigo Marco Aurélio souza, clic aqui 
Como adquiri uma máquina de solda MIG também vou estar deixando no final da postagens alguns testes que fiz com ela analisando os prós e os contras da minha MIG sem gás e a minha maquina de solda ou transformador de solda de eletrodo revestido
Como toda  profissão tem seu risco, com um soldador não poderia ser diferente, quais os riscos??queimar a vista é uma delas,mas isso pode ser reduzido a zero  se você optar pelo uso da mascara de solda de auto escurecimento ,.Queimaduras leves também podem ocorrer, choques raramente também super leves, porém são incidentes que ocorrem por imprudência pela falta do uso de equipamentos adequados, mascara, luva, botas etc, mas vamos adiante, no decorrer desta postagem irei acrescentando mais coisas. 

PARTES DA MÁQUINA DE SOLDA

Eis ai abaixo a minha maquina de solda, tenho ela a pelo menos uns 17 anos, nunca apresentou nenhum defeito,esse modelo é a de 250 A custa em média R$ 350,00 existe também a de 150A imagino que custe por volta de R$ 180,00 ambas são excelente.

01

Abaixo temos do lado esquerdo, a saída do fio do porta eletrodo, que seria a peça a qual conectamos o eletrodo, no centro  o seletor de amperagem, quanto mais grossa ser a chapa a ser soldada maior a amperagem , do lado direito a saída do fio que faz o aterramento e acima da maquina o visualizador de amperagem.

02


visualizador de amperagem
saída do aterramento com a sua devida conexão




Grampo ou Jacarezinho do terramento ligado a peça a ser soldada ,certifique-se de que ela esteja bem fixa a peça pois  caso ela esteja meio que solta não vai ser possível sair a fagulha no eletrodo.



porta eletrodo é dai que o fogo sai.



...as ranhuras no meio , são as posições que ficam o eletrodo.



para fixar o eletrodo ,basta apertar.

Assista vídeo abaixo de como fazer a troca do porta eletrodo passo a passo:




mascara de proteção exterior



máscara de proteção interior


TROCANDO A LENTE DA MÁSCARA


A pedido do amigo Jairinho fiz aqui um vídeo breve de como fazer a substituição da lente da máscara de solda.


video


 MÁSCARA DE SOLDA COM AUTO ESCURECIMENTO

Gostaria de aproveitar esse espaço para dizer aos colegas que já existe no mercado, um modelo de máscara de solda com auto escurecimento,ela possui um sistema especial que em milésimos de segundos ao flash da primeira fagulha ela escurece automaticamente, reduzindo a zero o risco de queimar a vista e de respirar gases tóxicos, sem contar com a praticidade de estar com as mãos livres para poder trabalhar com mais agilidade, e o tempo que se economiza evitando remover e recolocar a mascara é muito grande, acompanhe vídeo abaixo de um teste que fiz usando essa máscara.




eletrodos de 2 tamanhos diferentes



é bom ter um tipo de martelo para remover as cascas ou escórias de solda.




Essa chave não vem junto com o transformador de solda ei adaptei para facilitar 
na hora de desligar a máquina, a instalação é simples, dos dois fios que vai pra tomada , você simplesmente corta um e coloca esse disjuntor de 15 A e cola com cola quente.

SOLDANDO UMA PEÇA

Para quem ta iniciando eu sugiro que você  pratique em alguma peça que não tenha muita importância, procure soldar em chapa ou ferro grosso de preferencia limpo , sem ferrugens,tinta ou poeira etc, neste exemplo estarei soldando um cambão,uma peça que quanto mais segurança melhor.



Nosso primeiro passo será a regulagem da amperagem , eu sugiro que  você use a amperagem máxima de 150A em um ferro grosso, soldar em amperagem baixa ocorre a fixação do eletrodo na peça, acompanhe imagens e vídeo abaixo:



video

Veja passo a passo o processo de soldagem da peça;

video

Caso ocorra de o eletrodo ficar colando na peça,  primeiro você deve ver se a amperagem da máquina não está muito baixo, se estiver normal você deve dar umas riscadas na peça .isso vai facilitar a soldagem, jamais solde embaixo de chuva ou em pisos molhados, ou em locais com produtos inflamáveis.Com a pratica você estará fazendo um trabalho de profissional,


video

No vídeo abaixo veja com mais detalhe a visão que você terá olhando o processo de soldagem com a máscara de proteção, é claro que ao vivo a imagem é bem mais interessante.


video

MAQUINA DE SOLDA MIG SEM GÁS MINHA NOVA AQUISIÇÃO

 Adquiri de um colega de trabalho essa mig sem gás, achei uma maquina incrível,apesar de ter um preço de 3 a 4 vezes maior que as maquinas de solda de eletrodo revestido, a eficiência na soldagem de peça é bem superior,além da economia no consumo de energia,o poder de fixação que ela tem é enorme,um pingo dela é suficiente para uma ótima fixação das peças,também é compacta sendo metade do peso da minha bambozzi de 250 a.
veja alguns videos que postei no youtube a respeito dessa maquina e alguns testes realizados inclusive uma comparação entre a MIG e a de eletrodo revestido.


SOLDANDO CHAPA FINA OU LATÃO COM MIG SEM GÁS



MIG OU ELETRODO REVESTIDO QUAL A MELHOR?QUAL COMPRAR?

Eu sempre tenho incentivado o pessoal que gosta de fazer coisas em casa, a adquirir uma maquina de solda, porque além da possibilidade que  tem de fazer reparos, você tem a opção de transformar, reproduzir e criar  suas próprias peças
Quem acompanha meus vídeos sabe que a maquina que eu sempre usei foi a máquina de solda de eletrodo revestido  ou transformador de solda, mas recentemente adquiri uma mig sem gás, e o pessoal tem me perguntado muito qual das duas é a melhor? qual devo comprar? Em minha opinião eu aconselharia você  comprar as duas, pois ambas são muito boas cada uma com sua características próprias.
Dependo do tipo de trabalho que você deseja fazer esse vídeo poderá ajudar você a fazer a escolha certa. Não vou falar sobre solda TIG MAG MIG com gás ou solda de oxigênio porque não conheço, como já disse não sou soldador profissional, vou falar sobre essa MIG sem gás e a maquina de solda de eletrodo revestido porque tenho trabalhado com elas e são esses testes que fiz aqui que quero repassar pra vocês,acompanhe o video abaixo:






obs: procure em meus videos no youtube vários trabalhos já feitos com máquina de solda




SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE DOIS VIDEOS  POSTADOS NO YOUTUBE QUE EU ACHEI BASTANTE INTERESSANTE:





  1. gravatar

    # by Anônimo - 29 de dezembro de 2011 08:09

    Ok, a idéia da apresentação é boa mas não explicou sobre eletrodos a ser utilizado, a distancia do eletroda a peça, se pode fazer um cordão inteiro ou tem que soldar aos poucos ir batendo para tirar o residuo e continuar soldando, como fazer uma solda boa tipo escama de peixe etc....
    ou seja ir dando as dicas o pulo do gato sem demora
    grato pela ajuda

  2. gravatar

    # by Erico - 31 de janeiro de 2012 08:12

    Muito boa a explicação postada. Sou somente um curioso que comprou uma Bambozzi 250 A e já me arvorei em algumas poucas soldagens.Agora pretendo fazer uma grade p/ mureta (4,00m e 2,50 m). Concordo com o amigo acima sobre a necessidade de mais explicações e se possível, mais um vídeo.
    Erico Sampaio-RJ

  3. gravatar

    # by ed. . - 31 de janeiro de 2012 15:44

    e ai erico tudo na paz??na verdade eu gostaria muito de fazer uma postagem bem mais ampla com o tema..mas meu conhecimento sobre o assunto é mais na pratica..gostaria muuito de fazer um curso completo de soldagem pra poder passar pro pessoal iria ser de grande utilidade,,como ainda não tenho, tive o cuidado de colocar no tema da postagem "inicialização" aproveitando gostaria de pedir a vc ou outras pessoas que tem certas "manhas" no assunto me enviar videos que eu vou ter prazer em colocar ai pro pessoal..pode ser coisas minimas tipo: como fazer uma solda estilo escama de peixe ..bitolas de eletrodos e voltagens corretas e por ai vai..Ercico meu velho..muito obrigado pelo comentário irmão...forte abraço pra vc fiquem com Deus

  4. gravatar

    # by fassis - 23 de fevereiro de 2012 07:50

    cara tua iniciativa é bastante louvavel até porque não se tem tantos lugares para se aprender sem ter que pagar por estes ensinamentos, valeu muito continue assim buscando novos vídeos e novas ideias.

  5. gravatar

    # by ed. . - 25 de fevereiro de 2012 11:13

    valeu irmão...prazer dividir o pouco que sei..espero colocar coisas novas esse ano...forte abraço meu irmão Deus te abençoe

  6. gravatar

    # by Layane_S.F - 19 de abril de 2012 08:38

    Mais quem quiser se qualificar mesmo no mercado pode vim fazer um Curso de Solda conosco,aqui no CEDS(CENTRO EDUCACIONAL DE SOLDAGEM) curso muito bom,contantando ainda com aulas práticas,curso no periodo medio de 2 meses(3045-5932)

  7. gravatar

    # by Noé da Silva Salerno - 5 de julho de 2012 13:18

    Obrigado por sua disposição em ensinar. Esta atividade dá trabalho e requer despreendimento. Também comprei uma máquina de solda e tentei fazer um curso de solda no Senai, mas eles me informaram que precisaria fazer um curso antes para aprender a ler medidas, mesmo tendo duas faculdades na área de ciências exatas. Mandei plantar batatas. Então virei um curioso e comecei a queimar eletrodo para aprender um pouco. Se tiver algum material que possa lhe ajudar, irei postar.

  8. gravatar

    # by ed. . - 5 de julho de 2012 15:46

    kkk...mandar plantar batatas ...essa foi boa ....é meu irmão..tem coisas que a gente tem que aprender é na raça mesmo..se puder combinar teoria e pratica melhor ainda..mas as vezes o pessoal bota muita dificuldade e acaba desanimando qualquer um..ainda bem que vc é um cara que não se acomoda,procura uma segunda opinião, questiona...busca...a gente vê na historia , muita gente que foi menosprezado por mestres e entendidos e que depois se mostraram verdadeiros gênios...
    Quero sim meu irmão todo material é bem vindo..a gente quase que não acha nada na net sobre esse assunto...Noé...obrigado por visitar o blog, obrigado pelas palavras e tenha um excelente final de semana...abração

  9. gravatar

    # by acd - 25 de julho de 2012 07:08

    muito legal as dicas.
    vc sabe me dizer se tem como dessoldar??
    é que queria desmontar um portão aqui que está torto e soldar de novo.

  10. gravatar

    # by ed. . - 25 de julho de 2012 17:32

    oi acd..blz irmão..rapaz..vc teria que usar tipo uma talhadeira fina no estilo de um formão e ir quebrando os ponto de solda com muito cuidado..mas dá pra fazer desse jeito sim..é possivel que deixe alguns furos mas depois com um pouco de solda e lixadeira e uma boa pintura fica tudo ótimo..abração irmão fica na paz

  11. gravatar

    # by Olivino Gomes da Silveira - 19 de setembro de 2012 11:34

    Adquiri uma máquina dessa, e, gostaria de saber sobre o aterramento com aquele fio verde que vem na parte traseira do equipamento.

  12. gravatar

    # by ed. . - 19 de setembro de 2012 11:43

    oi olivino tudo blz irmão? a minha máquina por ser mais antiga não veio com esse fio,mas pelo que eu sei ele funcionaria no caso de sua rede elétrica ou instalação elétrica de sua casa tiver esse fio de aterramento..aqui no df ainda não tem..me parece que para ter esse sistema , um profissional tem que fazer a instalação..não sei se vc percebeu, mas muitos desses eletrodomésticos e chuveiros sempre vem com esse fio verde, que no final acaba sobrando mesmo...abração irmão

  13. gravatar

    # by luiz - 14 de outubro de 2012 09:34

    Parabéns pelo seu blog.

  14. gravatar

    # by ed. . - 14 de outubro de 2012 15:29

    Obrigado Luiz..forte abraço meu irmão e tenha uma ótima semana

  15. gravatar

    # by Jorge Luis - 2 de novembro de 2012 18:47

    Rapaz eu estou gostando muito dessa sua iniciativa,se todos que sabem um pouco, dividissem esse pouco com alguém, o mundo seria um paraíso; continue assim. Que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria (jorge luis)

  16. gravatar

    # by ed. . - 3 de novembro de 2012 15:14

    Obrigado jorge um prazer enorme e uma honra poder fazer parte mesmo que de uma forma minima na vida de gente que faz acontecer..igual a vc e muuitos outros..abração meu irmão fica com DEUS e muito obrigado pelas palavras mais uma vez

  17. gravatar

    # by Santiago Vieira - 28 de novembro de 2012 04:19

    Ed., pelo que vi em um comentário acima, você não faz aterramento elétrico? Bom, caso queira, posso mandar um tutorial "faça você mesmo" de como fazer um aterramento para aparelhos tipo, computador, chuveiro elétrico etc.
    Abraço.

  18. gravatar

    # by ed. . - 30 de novembro de 2012 15:16

    e ai santiago..cara eu agradeceria sim..sem contar que o pessoal cobra muito essa parte de aterramento..a maioria dos eletrodomésticos que vem agora a maioria ou todos ja vem com esse terceiro pino na tomada,,,a maioria do pessoal nem sabe pra que serve,,,eu mesmo ja pego o alicate e arranco tudo...abração cara ,,,,valeu pela disponibilidade em ajudar..Deus abençoe vc e toda a familia..ótimo fim de semana a todos ai

  19. gravatar

    # by HELBERT FERREIRA - 14 de dezembro de 2012 11:54

    uma duvida amigo devo ligar a maquina direto ao padrão ou tem como fazer uma chave separado na caixa de disjuntores?minha maquina e de 150 a e 110 v.
    desde já grato pela ajuda

  20. gravatar

    # by ed. . - 17 de dezembro de 2012 10:54

    oi helbert tudo na paz meu irmão...cara eu uso a minha direto na tomada,.,,mas não é muuito recomendável porque esquenta muito e corre o risco de fechar curto..mas eu acredito que vc possa fazer esse arranjo na caixa de disjuntor como vc disse..seria bom tbm uma tomada especial só pra essa máquina..e se puder coloca um disjiuntor pregada a maquina como eu fiz ai na postagem,,,a minha energia aqui´é de 220v..abração cara fica com Deus,,,,me desculpe a demora em responder vc .

  21. gravatar

    # by luciene - 26 de dezembro de 2012 07:30

    Olá como faço para trocar a voltagem da minha maquina de solda,ela veio com voltagem 220 e aqui é 110 se puder me ajudar.Desde já agradeço.

  22. gravatar

    # by Sérgio Luiz - 8 de janeiro de 2013 09:47

    Boa tarde pessoal! Acabei de comprar uma máquina de solda, pois, cansei de ser refém de serralheiros abusivos! Aqui em BH está complicado encontrar alguém que trabalhe pelo preço justo.
    Muito proveitosa todas as dicas aqui postadas e gostaria muito de receber dicas ou manuais para inciantes. A verdade é que na minha infância ajudei muito em uma serralherias, mas não me lembro de muita coisa. Ficaria muito grato se alguém aqui pudesse me enviar alguns materiais. Vou deixar o e-mail: sergiolelo@gmail.com.
    Fico muito grato pela atenção de todos!
    Abraços! Sérgio

  23. gravatar

    # by ed. . - 8 de janeiro de 2013 13:07

    e ai sergio tudo na paz meu amigo...eu tbm comprei a minha maquina pela mesma razão..e posso te garantir que não me arrependi nem um momento..essa maqui nesses mais de 15 anos tem me economizado uma nota preta..ja fiz portão ,,portas, consertei coisas criei coisas kkk não sou profissional..mas as soldas tem segurado bem...eu tbm ja to na fila se alguém mandar alguma coisa..as vezes vejo muuitos videos no youtube sobre o tema mas são coisas muito superficiais e linguagens muuito técnicas .mas posso te garantir que a pratica corresponde a uns 70 por cento dessas coisas sobre soldagem..abração meu irmão,,,obrigado pela visita e e pelo comentário..fica com Deus

  24. gravatar

    # by sergio machado - 20 de janeiro de 2013 13:02

    voce nao tem vergonha de postar um video com cortes tão ridiculos como este que vc fez no lambril? Eu teria

  25. gravatar

    # by Ilton Pereira - 27 de janeiro de 2013 05:09

    Sr. Sergio, este teu rancor vai te matar se não procurares um psiquiatra. Vai te tratar, amigo. Aos demais participantes do blog agradeço as dicas.

  26. gravatar

    # by Ed. - 28 de janeiro de 2013 11:50

    Sérgio Machado, se não tiver um comentário construtivo evite chatear quem está contribuindo para o conhecimento alheio.
    Ao autor do vídeo, parabéns pela iniciativa. Sei que não ganhou nada em dedicar tempo para repassar aos outros suas experiências. Sua intenção foi nobre. Deus te ilumine cada vez mais.

  27. gravatar

    # by ed. . - 28 de janeiro de 2013 13:46

    e ai ed tudo blz irmão?obrigado pela força ai e tbm por entender o teor da postagem..muitos se sentem ofendidos ou ameaçados com as coisas que eu faço...mas meu foco principal tem sido alcançado graças a Deus,tenho recebido fotos e email do pessoal dizendo que tão dando conta da coisa,,que tão economizando,,,isso não tem preço pra mim...mas é assim mesmo ed não dá pra agradar todo mundo ,,,,obrigado pelas palavras de incentivo meu irmão,,,elas tem me dado força pra ir em frente,,abração,,,,fica com Deus tudo de bom a vc e sua familia,,,Deus abençoe a todos ai

  28. gravatar

    # by matarazo - 22 de abril de 2013 12:51

    cara me ajude pelo amor de deus to com um grande problema e não posso gastar muito tenho uma maquina dessa do video bivolt aqui no sul de minas a rede e 110 só vem do poste 2 fios fase e neutro dizem que essas maquinas ligadas em 110 gasta muita coisa na conta de energia consultei um eletricista ele desse que eu teria que trocar o padrão e toda fiação da casa só que isso fica muito caro uso a maquina poucas vezes se alguém tiver uma solução boa e barata ou alguma dica pode me mandar por e mail matarazo25@hotmail.com fico grato demais

  29. gravatar

    # by ed. . - 22 de abril de 2013 15:54

    oi matarazo tudo na paz..olha eu vou te passar o canal de um colega no youtube que pode te dar alguma dica boa sobre esse assunto..digo isso porque segundo ele..é possivel fazer altreração na máquina de solda,,entra no canal dele que ele pode te ajudar,,o link é esse:https://www.youtube.com/watch?v=KzTEzyCTVmE espero que tudo dê certo ai pra vc ,,,abração fica com Deus

  30. gravatar

    # by Franco - 22 de maio de 2013 13:38

    Olá Ed, Muito bom teus tutoriais, dão animo para quem não sabe nada, (como eu) para encarar alguma solda basica. Então, comprei uma soldadora. Ela veio com portaeletrodo, o problema foi que corpo de proteção e de plastico, e ele esta quebrado no ponto onde a mão segura (plastico vagabundo), ahi comprei um PORTAELETRODO da CARBOGRAFITE de 300A, o sistema para ligar os fios e distinto do que veio com a soldadora (o fio fica prensado entre duas chapinhas). Vou ter que comprar um "Terminal de cobre", minha pergunta é: qual é o jeito correto para unir o fio com o terminal? Obrigado

  31. gravatar

    # by ed. . - 23 de maio de 2013 08:03

    oi franco tudo na paz meu irmao..eu ainda não vi esse modelo de porta eletrodo ,,mas ja fiquei tentado a comprar um porque o meu ta só o caco,,e esse ai pelo que vc descreveu é muuito bom mesmo,,,quando a fixação do terminal,,se for o mesmo esquema que se usa para outras fiações, basta descascar o fio encaixar no terminal e prensar com o alicate..mas me diga,,qual o preço desse porta eletrodo?..abração franco fica com Deus

  32. gravatar

    # by Franco - 25 de maio de 2013 19:52

    Oi Ed, comprei na Ferramentas Kennedy Paguei R$ 33,00 online, mais retirei na loja. Abrz!

  33. gravatar

    # by ed. . - 26 de maio de 2013 14:01

    blz franco,,preciso comprar uma urgente,,,abração fica com Deus

  34. gravatar

    # by Ralfo - 5 de agosto de 2013 07:23

    Salve, Ed! Estou querendo aprender a soldar e antes de comprar uma máquina estou pesquisando o assunto. Nessa pesquisa vi seu trabalho de divulgação, muito legal, e continuando minha pesquisa encontrei essa apostila de solda, acho que é de um professor da UNICAMP. Achei o conteúdo bem fácil de entender e bem esclarecedor. Então quis compartilhar contigo e com quem mais tiver interesse. Seu trabalho de divulgação das coisas que aprendeu a fazer na vida é ótimo e ajuda muita gente por esse Brasil, com certeza! Parabéns!

    ftp://ftp.fem.unicamp.br/pub/Fogagnolo/apostila%20de%20soldagem.pdf

  35. gravatar

    # by ed. . - 5 de agosto de 2013 17:02

    oi ralfo tudo na pz meu irmão?pois é estou ai com esse projeto de levar esse pouco que sei com o pessoal que tem esse desejo de aprender coisas que vão ser úteis na vida pessoal e profissional..eu tbm gosto de mecher com soldagem,,e vou te dizer uma coisa, vc não vai se arrepender é um grande investimento comprar uma maquina de solda e aprender essa área..queria te dizer que seria bom vc compra uma mascara de solda comescurecimento automático, comprei uma hoje ,,pensa numa mascara show,,pra quem ta aprendendo não vai ter o risco de queimar a vista, pretendo o mais breve possível fazer um video sobre ela..o valor dela é em torno de 150 reais,,o preço é salgado mas no quesito segurança ela dá de 10...achei o conteudo da apostila excelente vou dar uma olhada boa nela,,o conhecimento que eu tenho sobre solda é mais pratico,,mas teoria nunca é demais,,alias é super recomendável,,obrigado ai pelo link,,abração Deus abençoe a vc e toda familia

  36. gravatar

    # by Mauro Jacob - 6 de agosto de 2013 04:13

    Oi, Ed! Bom dia!
    Tudo bem?
    Gostaria de saber qual o tipo de máscara de solda que o principiante deve usar. Abraços e tudo de bom.
    Mauro Jacob - Viçosa-MG

  37. gravatar

    # by Armando Oliveira Bastos - 7 de agosto de 2013 14:23

    Ed. Ja fiz muitas coisas, so vendo seu blog...Parabéns...Faço trabalhos com sucats de computadores e eletronicos, e to começando a me aventurar em esculturas de ferro.Comprei uma máquina de solda e aprendi muito com seu blogs.
    www.armandoolibe.net

  38. gravatar

    # by ed. . - 7 de agosto de 2013 18:29

    armando tava vendo seu trabalho..mano,,vc manda muito bem..nem imagino oque vc pode fazer com uma máquina de solda kkk um dia vc precisa fazer exposição das suas peças....uma vez eu pensei em fazer uma tbm das minhas peças de pvc, ainda to alimentando essa ideia,,mas olha,,vc não vai se arrepender de ter comprado essa maquina de solda,,é uma ferramenta excelente sim,,sugiro que vc compre tbm uma mascara de solda auto escurecimento,,comprei uma essa semana,,pensa numa peça show de bola..cara fico feliz em saber que indiretamente incetivei a vc a fazer algumas dessas maluquices que eu faço aqui em casa..vou ficar de olho em seu trabalho..to precisando de inspiração tbm e vc tem combustivel pra isso..fica com Deus armando,,abração irmão

  39. gravatar

    # by ed. . - 9 de agosto de 2013 03:52

    oi mauro primeiro quero te pedir mil desculpas pelo atraso na sua resposta meu irmão..dias complicados aqui rsrsrs..mas sim ,,hoje eu recomendo uma mascara fantastica que é a de escurecimento automático, comprei uma semana passada e fiquei fascinado com o resultado,,muuito bom mesmo,,o valor da que eu comprei fui de 139, mas vale muito a pena irmão porque a eficiencia e segurança é altíssima mesmo,,vou te passar o link da qeu eu comprei,,mas existem outras mais sofisticadas com regulagem de escurecimento,,mas essa ai dá pro gasto,,,mauro mais uma vez mil desculpa,,tenha um ´´otimo fim de semana, Deus abençoe a todos ai
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492027457-mascara-de-solda-auto-escurecimento-fixa-tonal-gw312-escudo-_JM

  40. gravatar

    # by evandro lamartine de mello - 15 de agosto de 2013 16:20

    Estas explicações, são de grande valia, sua vídeo aula muito bem explicada, sem atropelos e com muita calma, bem entrosado. As vezes uma explicação desta forma vale muito mais do que um tutorial complicado. Está de parabéns, e a atenção também conta muito em se tratando de uma resposta rápida, nota 1000. Obrigado.

  41. gravatar

    # by ed. . - 16 de agosto de 2013 16:55

    obrigado lamartine..esse nome é muito chic mesmo,,fico feliz de ter gostado ai da postagem ..se dependesse de mim todo mundo tinha uma dessas em casa,pra confeccionar seus próprios portões ,janelas,camas cadeira,mesas..uma economia grande sem contar na durabilidade,,abração meu irmão,,fica com Deus ótimo fim de semana

  42. gravatar

    # by Rafael Spinelli Jorge Spinelli - 23 de agosto de 2013 12:56

    Somos Atacado das Ferramentas. Ótimo Preço com a Melhor Qualidade e Agilidade no Atendimento.
    Consulte nossos produtos disponíveis no Mercado Livre:

    TODA A LINHA PARA SOLDAS E MUITO MAIS!!! CONFIRA!!!

    http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_114894221

    Abraço,

    Atacado Das Ferramentas

  43. gravatar

    # by ed. . - 25 de agosto de 2013 17:05

    e ai rafael,,qual o preço da maquina de solda mig mais barata que vc tem ai meu irmão?abraço fica com Deus ótima semana

  44. gravatar

    # by Rubens - 26 de agosto de 2013 13:04

    e ai amigo beleza... recentemente comprei uma Banbozzi 250 A turbo ... ela veio de fabrica 110V eu gostaria de mudar para 220V ... para que ela não fique grudando o tempo inteiro nas peças a serem soldadas, eu vi no manual e tenho uma ideia de como é, mas gostaria de ter a certeza de algem que já tenha feito isto, para eu não correr o risco de queimar minha maquina nova, sei que caso isso aconteça teria que comprar outra .. rsrsrs .... caso alguem tenha o conhecimento de trocar a voltagem ... avise aqui, obrigado.

  45. gravatar

    # by ed. . - 26 de agosto de 2013 13:33

    oi ruben tudo na paz meu irmão..olha um dia desses um colega do youtube falou alguma coisa sobre isso o nome dele é Dantes alves de santana, um cara super gente fina que manja tudo sobre essa coisa de maquina de solda, inclusive ele fez um video com alguma coisa sobre esse tema ai,,vou te mandar o link do video,,vc pode perguntar pra ele que o que ele souber ele te fala..eu tava querendo comprar uma maquina mig..rapaz mas tá cara demais..mas pelo que vi a solda que é feita por ela é pefeita...
    Rubens espero que vc consiga resolver seu problema,,abração mano fica com Deus ótima semana.
    http://www.youtube.com/watch?v=KV5l4Dyfcp4

  46. gravatar

    # by cleuton disney maia silva Cleuton - 10 de setembro de 2013 09:12

    Amigo, parabéns pela iniciativa! Gostaria de saber qual a amperagem para cada espessura de chapa. Obrigado!

  47. gravatar

    # by ed. . - 20 de setembro de 2013 17:04

    OI CLEUTON TUDO BLZ IRMÃO?OLHA EU NÃO SEI TE INFORMAR COM PRECISÃO,,MAS GERALMENTE EU USO PRA CHAPAS TIPO 18 A CIMA A AMPERAGEM DE 80 PARA 150 E AS DE CHAPA 22 DA MARCA DOS 80 ABAIXO.,ABRAÇÃO IRMÃO FICA COM DEUS ÓTIMO FIM DE SEMANA A TODOS AI

  48. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 3 de novembro de 2013 12:59

    Estou querendo comprar uma soldadora de 150a Somar, saberia me dizer se essa máquina solda estrutura de cobertura?

  49. gravatar

    # by ed. . - 3 de novembro de 2013 15:02

    oi joao blz mano?cara eu acredito que solde sim eu tenho aqui uma 250a e nem uso essa potencia toda pra solar chapas grossas ,uso 150a e fica muito bom..abração fiquem com Deus e parabéns pela compra,,essas máquina são extremamente úteis

  50. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 16 de novembro de 2013 13:16

    Olá amigo, numa máquina dessa em 110v que bitola de cabo de força usar, desde já obrigado pela dica.

  51. gravatar

    # by ed. . - 16 de novembro de 2013 14:19

    oi joao tudo na pz?olha a minha eu tenho usado de 2,5mm e nem esquenta,,abração irmão Deus abençoe a todos ai ótimo fim de semana e obrigado pela visita ao blog

  52. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:49

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  53. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:49

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  54. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:49

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  55. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:49

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  56. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:50

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  57. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:50

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  58. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:50

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  59. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:50

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  60. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:50

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  61. gravatar

    # by João de Deus S. Araujo - 26 de novembro de 2013 04:50

    Essa máquina sua é usada em 220v? Pode por favor me informar qual a corrente boa pra soldar metalon sem abrir furos, e qual corrente usar pra cortar ferros em geral.

  62. gravatar

    # by ed. . - 26 de novembro de 2013 15:20

    oi joao blz irmão?olha existe uma regra pra bitola de eletrodo e chapa a ser soldada,,eu não sei te dizer como é essa regra,,,mas geralmente eu começo usando eletrodo de 2,5 mm em uma amperagem de 80a para chapas finas..se o eletrodo ficar colando muito na peça ,,eu dou uma aumentada na amperagem..ja em chapas grossas tipo chapa 18 pra mais grossa eu gosto de usar eletrodo de 3.25 mm a uma amperagem de 150 a ..mas olha,,essa é a forma que eu descobri na pratica,,meu conhecimento,,,foi praticando..acredito que vc em pouco tempo adquire experiencia praticando..Joao,,abração irmão,,Deus abençoe a todos ai

  63. gravatar

    # by paulo donizetti carvalho - 26 de dezembro de 2013 09:31

    Ola amigos gostei muito da matéria, eu também gostaria muito de entender um pouco sobre soldas, tipo de maquina, princípios básicos sobre soldas elétricas, pois pretendo fazer cadeira de metalon para minha casa, preciso de ajuda alguém pode me ajudar?

  64. gravatar

    # by ed. . - 29 de dezembro de 2013 16:21

    oi Paulo tudo na paz meu irmão?olha o conhecimento que eu tenho de solda é muito básico mesmo,,o conhecimento é todo na pratica,,o bom seria um curso mais profundo,,,mas as vezes é dificil achar curso profissionalizante,,mas olha é praticando que vc vai adquirindo conhecimentos,,eu tava um tempo desses com projeto de fazer cadeira de balaço,,mas seria preciso de uma dobradeira de chapa,,cheguei a ver uns videos muito interessante..mas não desisti da idéia,,em 2014 pretendo correr atras e terminar esse projeto,,olha cadeiras de metalons é uma ótima ideia,,abração meu irmao..sucesso pra vc em 2014 saude e muita paz,,,olha se puder,,compra uma mascara de auto escurecimento,,muito bom mesmo,,abração

  65. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 13 de janeiro de 2014 09:32

    OI, nao tenho palavras para te parabenizar pelo seu blog, meus parabens continue assim, tenho certeza que vc vai ajudar muita gente como eu que estava escravo de nao tem conhecimento basicos.... qual é o seu imail?

  66. gravatar

    # by ed. . - 13 de janeiro de 2014 15:20

    oi marcelo,,tudo na paz meu irmão?então, a idéia do blog é despertar esse lado criativo e habilidoso que todos nós temos,e nos imunizar dessa dependência de outras pessoas, que as vezes veem na gente presas fáceis pra poder tirar proveito de nossa falta de conhecimento,fico super feliz por vc meu irmão e dou o maior apoia pra vc ir em frente,,e saiba que a cada tarefa que vc faz, errando ou acertando vc vai acumulando experiencia,,qualquer coisa meu email é kawdeyra2@gmail.com.Deus abençoe a vc e sua familia,abraço

  67. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 16 de janeiro de 2014 03:43

    Bom dia em poucas palavras qual é a diferença de uma maquina de solda bombazzi 250 amp que usa eletrodo, de uma maquina que faz solda no processo mig, e por que ela é tao cara? é possivel fazer a mesma solda em ambas as maquinas?

  68. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 16 de janeiro de 2014 05:02

    http://www.esab.com.br/br/por/Instrucao/apostilas/upload/1901097rev0_ApostilaEletrodosRevestidos.pdf esse link direciona a uma apostilha que fala tudo sobre eletrodo revestido achei muito legal

  69. gravatar

    # by ed. . - 17 de janeiro de 2014 16:43

    oi marcos tudo na paz meu irmão?olha eu não tenho conhecimento da maquina mig,,mas ja vi soldas feita com ela,,e pelo que vi a qualidade é muito boa,sei que ela tem um sistema de soldagem que não usa eletrodo revestido,,se não me engano tem um carretel de um metal especial que é encaixado dentro dela..uma vez até pensei em comprar uma,,mas eu tbm me assustei com o preço rsrsrs..quem sabe no futuro eu compre,,Marcos,,abração meu irmão,,sim o link que vc mandou é muito bom mesmo,,fiquem com Deus..ótimo fim de semana

  70. gravatar

    # by DENIS CARVALHO SANTOS - 19 de janeiro de 2014 09:23

    Bom dia Ed, parabéns pela iniciativa, toda forma de disseminar conhecimento é louvável, vou comprar um aparelho de solda para pequenos serviços, estou em duvida se compro 150 ou 250 amperes, o que me diz?

  71. gravatar

    # by DENIS CARVALHO SANTOS - 19 de janeiro de 2014 09:34

    Bom dia Ed, parabéns pela iniciativa, toda forma de disseminar conhecimento é louvável, vou comprar um aparelho de solda para pequenos serviços, estou em duvida se compro 150 ou 250 amperes, o que me diz?

  72. gravatar

    # by ed. . - 19 de janeiro de 2014 15:37

    oi Denis tudo blz meu irmão?primeiramente agradeço sua visita ai no blog e pelo comentário tbm...então Denis,,ja te adianto que uma máquina de solda em casa é de grande utilidade eu tenho uma bambozzi 250 a,,mas trocaria por uma de 150 a sem pestanejar rsrs..o que acontece..essa minha de 250a eu nunca cheguei a usar um valor acima de 150 a...portanto uma de 150 a é excelente pra gente que faz pra uso domestico,,,na epoca que eu comprei a minha eu não entendia muito dessa coisa de amperagem e tbm a diferença de preço era bem pequena ,isso a mais de 15 anos atrás..mas uma de 150 a é uma ótima opção..sem falar na praticidade de poder locomover com ela,,Denis,,se puder compre tbm uma mascara de solda de auto escurecimento,,é um pouco cara,,mas os benficios são imensos,,Denis ..forte abraço meu irmão,,Deus abençoe a vc e familia,,ótima semana

  73. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 20 de janeiro de 2014 03:51

    Bom dia, nesse final de semana foi a minha primeira experiencia com uma maquina de solda que eu comprei de 260 A, ocorreu tudo bem, porem ainda estou com dificuldade em algumas coisas como ex usar a amperagem certa para o eletrodo certo e o dipo de material certo, aconteceu de ficar grudando muito em alguns ferros, ja em outros ocorreu tudo ok, queria saber como eu faço para nao ficar grudando demais...


    Eu tambem coloquei um dijuntor semelhante ao que vc colocou na sua, porem o meu era de 20 A, e ele toda hora tava desarmando, como um relogio de luz quando sofre sobre carga, porem eu olhava na maquina e nao tinha nada errado estava soldando em uma AMPERAGEM baixa, e tambem a maquina nao estava quente ainda, depois de passsar muita raiva com esse dijuntor eu tirei ele ai soldei normal, sera se escolhi o dinjunto errado

  74. gravatar

    # by Jose Carlos Rocha - 21 de janeiro de 2014 10:52

    Olá Ed, estou aqui vendo o post e é fantástico, meu irmão, ver pessoas ajudando o próximo sem interesse financeiro.
    Gostaria de dizer a todos que ganhei um máquina de solda de 150 amperes e ela tem feito maravilhas comigo. Depois de queimar o ptélio do olha uma vez, comprei uma máscara de autoescurecimento que valeu muito a pena!
    Também sou curioso e não fiz nenhum curso, mas um amigo e irmão de fé que é profissional me deu umas dicas que muito me ajudou.
    Ainda não vi os vídeos aqui postados, mas posso ajudar no seguinte: A distância do eletrodo à peça é em torno de 2 milímetros. Ao reiniciar uma solda num ponto em que vai dar continuidade, quebre a casca formada na solfa anterior, mantendo limpo o local. Para soldar peças finas, diminua a amperagem e não tente soldar de uma vez, procure ir ponteando e batendo (tirando a casca) até ficar bem fixada a peça.
    Importante: Não vi aqui nenhum comentário, mas ao iniciar com um eletrodo novo, procure "acender-lo" antes de iniciar a solda na peça. Isso é feito simulando uma soldagem, porém no grampo onde está o negativo. Se tentar soldar direto, vai acontecer de ficar grudando muito, até conseguir abrir o arco de soldagem.
    Grande abraço a todos e principalmente a você Ed pela ótima iniciativa.
    "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie." Ef 2.8-9

  75. gravatar

    # by Jose Carlos Rocha - 21 de janeiro de 2014 10:58

    Ah, outra coisa importante: Use sempre luvas, pq às vezes, sem querer você acaba tocando em partes que estão quentes e pode estragar o seu dia.
    Proteja também muito bem o seu corpo, porque a soldagem pode causar queimaduras tipo queimadas de sol que podem também te atormentar por longo tempo. O ideal é comprar um avental especial pra isso, senão, use calça comprida, botas ou sapato bem fechado, camisa de manga comprida e proteja o pescoço.
    Abraços.

  76. gravatar

    # by Gilberto Silva - 21 de janeiro de 2014 16:09

    Olá amigos, acabei de comprar uma maquina de solda Bamzozzi NM250 Turbo Transformador. Comprei pensando que era 110 volts, mas atrás dela , onde saem os 3 fios da alimentaçao está escrito 220 volts. Pelo que li, parece que ela aceita as duas voltagens (110 e 220 volts) correto? Como faço para deixa-la pronta para usar em 110 volts?

  77. gravatar

    # by Gilberto Silva - 21 de janeiro de 2014 16:11

    Aproveito tambem para agradecer a todos os que contribuiram para ajudarmos uns aos outros

  78. gravatar

    # by Gilberto Silva - 21 de janeiro de 2014 16:11

    Olá amigos, acabei de comprar uma maquina de solda Bamzozzi NM250 Turbo Transformador. Comprei pensando que era 110 volts, mas atrás dela , onde saem os 3 fios da alimentaçao está escrito 220 volts. Pelo que li, parece que ela aceita as duas voltagens (110 e 220 volts) correto? Como faço para deixa-la pronta para usar em 110 volts?

  79. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 22 de janeiro de 2014 04:37

    Hola Gilberto Silva seguinte eu estava com o mesmo problema, ate por que quase toda as maquinas vem em 220 v de fabrica, eu quebrei bastante a cabeça para encontrar onde mudava, na minha maquina na parte de baixo tem um caxinha preta escrito ´´ álteração de voltagem´´ para ela se tornar 110 vc tem que fazer a combinação correta dos polos do fios acordo com o manual, caso tenha dificuldade nao faça na duvida procure um eletricista mas é bem simples a mudança, ou vc´pode ligar tambem no SAC do fabricante da sua maquina. eu consegui mudar a minha com sucesso espero ter ajudado,


    Desde ja quero agradecer esse blog, riquissimo em conhecimento que muito tem me ajudado parabens...

  80. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 22 de janeiro de 2014 04:48

    Este comentário foi removido pelo autor.
  81. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 22 de janeiro de 2014 04:58

    O comentario de Jose Carlos da Rocha tem que ser levado a risca para nao passsar raiva com o eletrodo, se vc for tentar soldar digamos com um eletrodo frio ou com uma amperagem muito baixa, vc nao consiguirar do tanto que ele fica grudando, tambem quando vc for soldar chapas exemplo dobradiças de porta, nunca solde continuamente pois vc pode derreter a mesma, esperiencia propria, solder palsadamente para a peça poder resfriar.


    so lembrando que ate 5 dias atras eu nao sabia nada de soldar, aprendi praticamente MUITO aqui parabens blog

  82. gravatar

    # by Gilberto Silva - 22 de janeiro de 2014 14:34

    ola amigos conseguir mudar a voltagem da bambozzi nm 250 turbo. É só retirar a tampa e seguir a "caixinha" de fios conforme o desenho impresso na propria tampa. Lá tem 3 jumpers (peças em formato de U, de cobre). Coloque os jumpers como indica o desenho na tampa. Os fios pretos que tambem estão na caixinha permanecem no mesmo lugar, o que muda sao os jumpers. Fiquem atentos que na configuraçao para 220 volts, fica um jumper numa posiçao , depois os dois outros jumpers ficam um sobre o outro, dando a impressao que existe apenas 1. É simples: basta ver o desenho da tampa e fazer o mesmo por dentro da máquina, trocando os jumpers de lugar de acordo com a voltagem desejada. Abraços

  83. gravatar

    # by ed. . - 26 de janeiro de 2014 15:38

    oi marcos tudo na paz meu irmão,,me desculpa a demora em responder,,olha eu tbm sou meio que amador nessa coisa de soldagem,,essa coisa da amperagem eu geralmente começo usando o valor de 80 a e se a peça ficar colando muito eu vou aumentando,,e se por acaso ficar muita auta e começar a fazer furos na peça eu diminuo,,quanto ao disjuntor,,tenta usar um mais potente,,marcos eu recebi umas dicas de um colega que postou aqui no blog,,e quero compartilhar com vc,,vou colar aqui o que ele dissse:
    ''Olá Ed, estou aqui vendo o post e é fantástico, meu irmão, ver pessoas ajudando o próximo sem interesse financeiro.
    Gostaria de dizer a todos que ganhei um máquina de solda de 150 amperes e ela tem feito maravilhas comigo. Depois de queimar o ptélio do olha uma vez, comprei uma máscara de autorreconhecimento que valeu muito a pena!
    Também sou curioso e não fiz nenhum curso, mas um amigo e irmão de fé que é profissional me deu umas dicas que muito me ajudou.
    Ainda não vi os vídeos aqui postados, mas posso ajudar no seguinte: A distância do eletrodo à peça é em torno de 2 milímetros. Ao reiniciar uma solda num ponto em que vai dar continuidade, quebre a casca formada na solfa anterior, mantendo limpo o local. Para soldar peças finas, diminua a amperagem e não tente soldar de uma vez, procure ir ponteando e batendo (tirando a casca) até ficar bem fixada a peça.
    Importante: Não vi aqui nenhum comentário, mas ao iniciar com um eletrodo novo, procure "acender-lo" antes de iniciar a solda na peça. Isso é feito simulando uma soldagem, porém no grampo onde está o negativo. Se tentar soldar direto, vai acontecer de ficar grudando muito, até conseguir abrir o arco de soldagem.
    Ah, outra coisa importante: Use sempre luvas, pq às vezes, sem querer você acaba tocando em partes que estão quentes e pode estragar o seu dia.
    Proteja também muito bem o seu corpo, porque a soldagem pode causar queimaduras tipo queimadas de sol que podem também te atormentar por longo tempo. O ideal é comprar um avental especial pra isso, senão, use calça comprida, botas ou sapato bem fechado, camisa de manga comprida e proteja o pescoço.''
    Então é isso marcos,,com o tempo a gente vai pegando a manha,,se puder pega uma chapa grossa e vai praticando ..analisando a distancia entre a peça e o eletrodo,fazendo movimentos variados,,regulando amperagem e por ai vai,,,forte abraço irmão fiquem com Deus todos ai


  84. gravatar

    # by ed. . - 26 de janeiro de 2014 15:39

    oi gilberto tudo na paz meu irmão,,ja te parabenizo pela aquisição meu irmão,,vai ser pre vc uma ferramente de grande utilidade,,olha eu não sei ao certo sobre esses fios que vem em sua máquina porque a minha só veio com dois,,mas vou te encaminhar pra um colega que pode ajudar,,ele tem um canal no youtube e o cara é fera nesse negáocio de maquinas de solda,,pra vc ter uma ideia ele até consegue fazer essas maquinas usando sucatas,,o link do canal dele é esse;http://www.youtube.com/user/dantes474?feature=watch
    ele é um cara super gente fina..qualquer coisa me avisa ai irmão,,forte abraço fiquem com Deus todos ai

  85. gravatar

    # by ed. . - 26 de janeiro de 2014 15:39

    oi jose carlos tudo na paz meu irmão?olha nessa mesma postagem um colega me perguntou sobre justamente essas dicas que vc me passou,,vou encaminhar pra ele essas informações,,e olha vc disse coisas que eu faltei em repassar pro pessoal,,queria te agradecer pela ajuda meu irmão..com certeza vc não um cara egoista e Deus vai te recompensar por isso..forte abraço meu irmão,,Deus abençoe a vc e toda sua familia

  86. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 30 de janeiro de 2014 12:01

    Meus parabens ao criandor do blog, o que mais me deixa contente nesse blog sem falar nas materias e informações que tem, é a atenção prestada a nos pessoas que as vezes tem tantas duvidas e muitas das vezes poucas respostas, então quero agradecer pela atençao com nos como um todo, em tirar nossas duvidas etc, isso é coisa que so Deus pode retribuir na sua vida, fazer o bem, sem ver aquem é muito legal, muito obrigado e desde que conheci esee blog nunca mais deixei de visitalo frequentemente abraços....

  87. gravatar

    # by ed. . - 30 de janeiro de 2014 14:17

    oi marcos fico super feliz do pessoal ta ai compartilhando experiencias,,muito obrigado pela contribuição,,forte abraço Deus abençoe a todos ai

  88. gravatar

    # by ed. . - 30 de janeiro de 2014 14:17

    gilberto,,valeu muito a força que vc ta dando ai pra galera,,fico feliz em saber que o pessoal tem ajudado a construir o blog,,muito obrigado mesmo,,abração fiquem com Deus todos ai

  89. gravatar

    # by ed. . - 31 de janeiro de 2014 08:21

    agradeço pelas palavras marcos...me sinto super feliz em poder ajudar de alguma forma, as pessoas que tem interesse em fazer,,mas que não sabem por onde começar..na verdade eu me identifico com cada uma delas,,pelo fato de ter passado pelas mesmas por dificuldades que algumas delas enfrentam hoje,sempre digo que as dificuldades pode tornar a gente pessoas melhores ou piores..eu optei em fazer o que é certo, tirar os cacos de vidro da estrada pro outro poder passar, e nisso Deus tem me abençoado bem mais que mereço,,sempre agradeço pela oportunidade que me deu em fazer esse blog e os videos,,,Marcos,,posso te dizer que foram também incetivos como o seu que me deram força para ir adiante,,Deus abençoe a vc ,sua família..forte abraço meu irmão

  90. gravatar

    # by Elliese Azevedo - 4 de fevereiro de 2014 06:28

    SO O LUXO MANO QUANTO MAS VC AJUDA AS PESSOAS DEUS VAI LHE DAR CONHECIMENTO

  91. gravatar

    # by Gilberto Silva - 10 de fevereiro de 2014 04:19

    Olá Ed , vc e um cara muito gente boa. Me ajudou na máquina de solda e tambem me ajudou com seu vídeo de como trocar o cabo de embreagem do gol. Show !!!

  92. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 25 de fevereiro de 2014 13:50

    Oi boa tarde vou tentar sem mais claro possivel, eu fiz um certo serviço de solda, em uma cadeira ou seja soldei um pedaço de ferro em outro so que apos varios dia eu começei a movimentar o local da solda para ver se fico bom, e a peça se solto, gostaria de saber o que pode ter acontecido para ela se soltar com tanta facilidade, como se a solda estinvese quebrado o que posso fazer para a solda ficar mais resistente, agradeço desde ja

  93. gravatar

    # by ed. . - 25 de fevereiro de 2014 16:31

    oi marcos blz irmão?olha geralmente essa solda com eletrodo revestido tem esse problema sim,,ela fica mais segura em locais onde não vai haver movimento,,existem soldas que são mais especificas pra esses casos..como a solda mig e a de oxigênio,mas nesse caso eu sugiro e se for possivel usar um tipo de ponte entre os dois pedaços soldados como por exemplo um pedaço de ferro de construção ou uma chapa mais grossa dependendo da situação..olha marcos fica tranquilo que isso ocorre sim..eu não sou profissional,,mas ja vi gente que sabe soldar e muito bem com esse mesmo problema,,aos poucos a gente vai se familiarizando com cada situação,,a pratica é sempre a melhor escola,,abração fiquem com Deus todos ai,,cuide se bem irmão

  94. gravatar

    # by Maicon Aguiar - 25 de fevereiro de 2014 18:56

    Ola pessoal as máquinas de soldagem do processo mig Mag tem uma soldadura mais resistente e mais prática e fácil de fazer,mas ela tbm tem suas desvantagens pra quem solda uma pecinha no quintal de casa, todas que conheço são trifásicas e consomem mais energia, o material é mais caro, acessórios tipo cilindros de gás, bobina de fio de soldagem e etc ,mas pra trabalhos frequentes é o melhor que há, já as máquinas de eletrodos simples tbm são ótimas ,sao mais trabalhosas e preciso ta sempre picando os excessos da soldadura, mas consome menos eletricidade do que as de processo mig, uma vantagem da máquina de eletrodos que vc só vai ter o gasto com eletrodos, raramente com um cabo ou uma tocha nova. Espero ter ajudado abraço pessoal

  95. gravatar

    # by Maicon Aguiar - 25 de fevereiro de 2014 19:11

    Fantástico esse blog amigo, tbm trabalho com solda mas não moro no Brasil, moro em Portugal aqui a energia é 220 240, e aprendi trabalhar aqui, se precisar se dicas pra soldar alumínio, inox, dúvidas de soldagem mig, ou até de eletrodos passo sempre por aqui abraço.

  96. gravatar

    # by ariane silva - 23 de março de 2014 07:55

    bom dia
    soldei com eletrodo e com oxiacetileno mais quando a solda esfria ela trinca
    qual motivo seria
    desde já agradeço

  97. gravatar

    # by Marcos Roodrigues - 22 de abril de 2014 10:51

    Este comentário foi removido pelo autor.
  98. gravatar

    # by Marcos Roodrigues - 22 de abril de 2014 10:55

    Meus parabéns pelo blog, tbm estou tentando aprender na raça e este blog foi muito útil. Parabéns.

  99. gravatar

    # by marcos aurelio Sousa - 23 de junho de 2014 09:08

    Bom dia, Meu nome é Marcos, esse blog foi a minha escola para começar a trabalhar com solda eletrica, comprei uma maquina e tudo....

    Seguinte eu sempre quando vou usar a minha maquina eu ligo um fio no Disjuntor e o outro em um tipo parafuso que tem no relogio, resulmindo fechar o curto certinho, eu so quero saber se a luz que eu estou consumindo com a minha maquina está sendo contabilizada pelo relogio ou não,

    caso esteja alguem tem noção de quanto a minha maquina gasta eu usando ela em torno de 10 minutos? agradeço desde ja

  100. gravatar

    # by ed. . - 23 de junho de 2014 16:42

    oi marcos tudo bem com vc meu irmão..fico feliz de vc ter comprado seu equipamento de solda,,eu não sou profissional,,mas gosto muito de mexer com solda e criar uma coisa e outra,dá pra fazer muita coisa legal,,quanto a sua pergunta eu não sei te dizer meu irmão,,mas é aquela coisa, se caso o relógio não girar aquele disco é pq não ta contabilizando,,mas se estiver girando vc faz o seguinte, desliga tudo os equipamentos da casa,vai no relógio,anota em um papel a numeração no mostrador,,depois usa a máquina os 10 minutos e veja novamente a numeração do relógio,,faça a subtração e vc vai ter uma idéia de quantos kwh vc vai gastar..depois vc vai e pega a ultima conta de luz e veja o valor de cada kwh e daí basta multiplicar pelo numero que vc achou na marcação do relógio,,Marcos espero que tenha ajudado,,abração irmão fiquem com Deus

  101. gravatar

    # by Julio Marcelo - 24 de agosto de 2014 20:26

    Parabéns pelo seu trabalho, fiquei motivado em adquirir uma maquina dessas, nunca fiz algo do tipo, qual vc me recomenda? Vou fazer uns testes, experiencias e quem sabe um dia fazer portão e meu terraço. Essa de eletrodo 250A vai me atender? É apenas para trabalhos pessoais apenas..