SOLDA ELÉTRICA, COMO SOLDAR-INICIALIZAÇÃO- MIG E ELETRODO REVESTIDO

Para você que está  querendo iniciar no ramo de soldagem elétrica e ficou frustrado por não encontrar na net,muitas informações, eis aqui nesta postagem uma pequena contribuição de uma pessoa que não sabe muito, mas que tem o enorme prazer em dividir esse pouco  que sabe, e sempre incentivando você a pesquisar ainda mais sobre o assunto.E aproveitando a ocasião ja vou deixando um link de um curso de soldador que eu me foi enviado pelo amigo Marco Aurélio souza, clic aqui 
Como adquiri uma máquina de solda MIG também vou estar deixando no final da postagens alguns testes que fiz com ela analisando os prós e os contras da minha MIG sem gás e a minha maquina de solda ou transformador de solda de eletrodo revestido
Como toda  profissão tem seu risco, com um soldador não poderia ser diferente, quais os riscos??queimar a vista é uma delas,mas isso pode ser reduzido a zero  se você optar pelo uso da mascara de solda de auto escurecimento ,.Queimaduras leves também podem ocorrer, choques raramente também super leves, porém são incidentes que ocorrem por imprudência pela falta do uso de equipamentos adequados, mascara, luva, botas etc, mas vamos adiante, no decorrer desta postagem irei acrescentando mais coisas. 

PARTES DA MÁQUINA DE SOLDA

Eis ai abaixo a minha maquina de solda, tenho ela a pelo menos uns 17 anos, nunca apresentou nenhum defeito,esse modelo é a de 250 A custa em média R$ 350,00 existe também a de 150A imagino que custe por volta de R$ 180,00 ambas são excelente.

01

Abaixo temos do lado esquerdo, a saída do fio do porta eletrodo, que seria a peça a qual conectamos o eletrodo, no centro  o seletor de amperagem, quanto mais grossa ser a chapa a ser soldada maior a amperagem , do lado direito a saída do fio que faz o aterramento e acima da maquina o visualizador de amperagem.

02


visualizador de amperagem
saída do aterramento com a sua devida conexão




Grampo ou Jacarezinho do terramento ligado a peça a ser soldada ,certifique-se de que ela esteja bem fixa a peça pois  caso ela esteja meio que solta não vai ser possível sair a fagulha no eletrodo.



porta eletrodo é dai que o fogo sai.



...as ranhuras no meio , são as posições que ficam o eletrodo.



para fixar o eletrodo ,basta apertar.

Assista vídeo abaixo de como fazer a troca do porta eletrodo passo a passo:




mascara de proteção exterior



máscara de proteção interior


TROCANDO A LENTE DA MÁSCARA


A pedido do amigo Jairinho fiz aqui um vídeo breve de como fazer a substituição da lente da máscara de solda.





 MÁSCARA DE SOLDA COM AUTO ESCURECIMENTO

Gostaria de aproveitar esse espaço para dizer aos colegas que já existe no mercado, um modelo de máscara de solda com auto escurecimento,ela possui um sistema especial que em milésimos de segundos ao flash da primeira fagulha ela escurece automaticamente, reduzindo a zero o risco de queimar a vista e de respirar gases tóxicos, sem contar com a praticidade de estar com as mãos livres para poder trabalhar com mais agilidade, e o tempo que se economiza evitando remover e recolocar a mascara é muito grande, acompanhe vídeo abaixo de um teste que fiz usando essa máscara.




eletrodos de 2 tamanhos diferentes



é bom ter um tipo de martelo para remover as cascas ou escórias de solda.




Essa chave não vem junto com o transformador de solda ei adaptei para facilitar 
na hora de desligar a máquina, a instalação é simples, dos dois fios que vai pra tomada , você simplesmente corta um e coloca esse disjuntor de 15 A e cola com cola quente.

SOLDANDO UMA PEÇA

Para quem ta iniciando eu sugiro que você  pratique em alguma peça que não tenha muita importância, procure soldar em chapa ou ferro grosso de preferencia limpo , sem ferrugens,tinta ou poeira etc, neste exemplo estarei soldando um cambão,uma peça que quanto mais segurança melhor.



Nosso primeiro passo será a regulagem da amperagem , eu sugiro que  você use a amperagem máxima de 150A em um ferro grosso, soldar em amperagem baixa ocorre a fixação do eletrodo na peça, acompanhe imagens e vídeo abaixo:





Veja passo a passo o processo de soldagem da peça;



Caso ocorra de o eletrodo ficar colando na peça,  primeiro você deve ver se a amperagem da máquina não está muito baixo, se estiver normal você deve dar umas riscadas na peça .isso vai facilitar a soldagem, jamais solde embaixo de chuva ou em pisos molhados, ou em locais com produtos inflamáveis.Com a pratica você estará fazendo um trabalho de profissional,



No vídeo abaixo veja com mais detalhe a visão que você terá olhando o processo de soldagem com a máscara de proteção, é claro que ao vivo a imagem é bem mais interessante.



MAQUINA DE SOLDA MIG SEM GÁS MINHA NOVA AQUISIÇÃO

 Adquiri de um colega de trabalho essa mig sem gás, achei uma maquina incrível,apesar de ter um preço de 3 a 4 vezes maior que as maquinas de solda de eletrodo revestido, a eficiência na soldagem de peça é bem superior,além da economia no consumo de energia,o poder de fixação que ela tem é enorme,um pingo dela é suficiente para uma ótima fixação das peças,também é compacta sendo metade do peso da minha bambozzi de 250 a.
veja alguns videos que postei no youtube a respeito dessa maquina e alguns testes realizados inclusive uma comparação entre a MIG e a de eletrodo revestido.


SOLDANDO CHAPA FINA OU LATÃO COM MIG SEM GÁS



MIG OU ELETRODO REVESTIDO QUAL A MELHOR?QUAL COMPRAR?

Eu sempre tenho incentivado o pessoal que gosta de fazer coisas em casa, a adquirir uma maquina de solda, porque além da possibilidade que  tem de fazer reparos, você tem a opção de transformar, reproduzir e criar  suas próprias peças
Quem acompanha meus vídeos sabe que a maquina que eu sempre usei foi a máquina de solda de eletrodo revestido  ou transformador de solda, mas recentemente adquiri uma mig sem gás, e o pessoal tem me perguntado muito qual das duas é a melhor? qual devo comprar? Em minha opinião eu aconselharia você  comprar as duas, pois ambas são muito boas cada uma com sua características próprias.
Dependo do tipo de trabalho que você deseja fazer esse vídeo poderá ajudar você a fazer a escolha certa. Não vou falar sobre solda TIG MAG MIG com gás ou solda de oxigênio porque não conheço, como já disse não sou soldador profissional, vou falar sobre essa MIG sem gás e a maquina de solda de eletrodo revestido porque tenho trabalhado com elas e são esses testes que fiz aqui que quero repassar pra vocês,acompanhe o video abaixo:






obs: procure em meus videos no youtube vários trabalhos já feitos com máquina de solda




SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE DOIS VIDEOS  POSTADOS NO YOUTUBE QUE EU ACHEI BASTANTE INTERESSANTE:





  1. gravatar

    # by MARCIO ANTUNES - 11 de julho de 2015 às 08:32

    olá amigo e quanto a rede elétrica a ser ligada a máquina de solda quais são os tipos de fio para essa rede?

  2. gravatar

    # by MARCIO ANTUNES - 11 de julho de 2015 às 08:35

    comprei uma worker modelo msr 250 estou na dúvida quanto a rede elétrica!!!!

  3. gravatar

    # by betovet - 3 de setembro de 2015 às 17:02

    adquiri uma bambozzi 250 turbo iqual a sua mais percebo que na sua tem na escala de eletrodos o de 5mm, na minha consta o de 4mm.Você ja soldou com eletrodo de 5mm,e se ja vc ja utilizou eletrodo E 7018 ou só os E 6030!! !???? pergunto porque para soldas com mais penetração E 7018 é mais indicado pois contem pó de ferro!!!!

  4. gravatar

    # by Romeu - 17 de julho de 2016 às 07:51

    Fiquei surpreso com o seu blog, tem muitas dicas, muito bom. Parabéns!

  5. gravatar

    # by Unknown - 2 de setembro de 2016 às 17:50

    Se a sua maquina de solda é um transformador, não deve ser usada para soldar 7018 pois este eletrodo é para corrente continua.
    Quanto ao diametro do eletrodo, depende da espessura da chapa, qunto mais grossa maior o diametro

  6. gravatar

    # by Anônimo - 1 de abril de 2017 às 06:51

    Nao sei quanto tempo voce levou para fazer essa materia, mas pode ter certeza que seu precioso tempo rendeu uma materia mais preciosa ainda para quem esta iniciando na solda. A mais detalhada e objetiva que encontrei na net. Parabens! e obrigado.

  7. gravatar

    # by Unknown - 2 de maio de 2017 às 08:30

    tenho uma bombozi 250 porque minhas soldas soltam e furam oque devo fazer porque acontece isso?

  8. gravatar

    # by Unknown - 21 de junho de 2018 às 18:16

    Realmente, de todas as visualizações sobre solda que fiz na net, essas foram a s mais abrangentes em todos os sentidos e de fácil assimilação; parabéns.

  9. gravatar

    # by Unknown - 10 de julho de 2018 às 08:12

    Muito bom seu conteúdo é muito rico. Admiro seu profissionalismo e companheirismo com nós iniciantes.

  10. gravatar

    # by silvio - 23 de setembro de 2018 às 20:51

    gostei sou fascinado por solda valeu estão de parabens